Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/678
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Caracterizando estratégias enunciativas de uma aula de química: uma análise sobre os gêneros do discurso– parte 2: micro análise |
Título(s) alternativo(s): | Characterizing enunciative strategies of a chemistry classroom: an analysis on discourse genres - part 2: microanalysis |
Autor(es): | Silva, Adjane da Costa Tourinho e Mortimer, Eduardo Fleury |
Data do documento: | Dez-2007 |
Abstract: | Este trabalho apresenta uma análise das estratégias enunciativas articuladas numa sala de aula de Química da 2ª série do ensino médio em que foram abordados os conceitos de processos exo e endotérmicos e de entalpia. A caracterização dessas estratégias orienta-se para a configuração do gênero do discurso das salas de aula de ciências, numa perspectiva bakhtiniana. A metodologia empregada envolveu a aplicação de um sistema de categorias proposto por Mortimer, Massicame, Buty e Tiberghien (2005 a e b) aos dados de sala de aula registrados em vídeo, em tempo real, utilizando-se um software desenvolvido pelo IPN-Kiel, o Videograph®. A microanálise aqui desenvolvida possibilita entender como surgem os enunciados em função de diferentes estratégias, dando sentido aos dados gerais, constituídos de percentuais de tempo e freqüência das categorias empregadas, obtidos pela categorização sistemática dos vídeos._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This work presents an analysis of the enunciative strategies developed in a Chemistry classroom on the 10th grade where were approached the exothermic and endothemic process and enthalpy concepts. The characterization of these strategies is directed at the configuration of discourse genre of the science classroom, in a Bakhtinian perspective. The methodology used comprised the application of a system proposed by Mortimer, Massicame, Buty and Thiberghien to classrooms data recorded by video, in real time, by means of software developed by IPN-Kiel, the videograph. The microanalysis developed here makes possible to understand how utterances appear in consequence of different strategies. It gives sense to general data which are constituted by time percentage and frequencies of used categories obtained from systematic categorization of the videos. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Ensino de química Gêneros do discurso Enunciados Professores Educação Microanálise |
Instituição/Editora: | Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências |
Citação: | SILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. Caracterizando estratégias enunciativas de uma aula de química: uma análise sobre os gêneros do discurso– parte 2: micro análise. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: ABRAPEC, 2007. Disponível em: <www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p321.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013. |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/678 |
Aparece nas coleções: | CODAP - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CaracterizandoEstrategiasEnunciativas pt2.pdf | 76,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.