Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6909
Document Type: Dissertação
Title: Crônica de humor : objeto de ensino-aprendizagem na perspectiva do interacinismo sociodiscursivo
Authors: Santana, Catiana Santos Correia
Issue Date: 21-Nov-2016
Advisor: Carvalho, José Ricardo
Resumo : O presente trabalho tem a finalidade de analisar o gênero crônica humorística sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) de Bronckart ([1999] 2012), buscando compreender de que forma as categorias do mundo discursivos definidas na proposta teórica do ISD ajudam a interpretar e a compreender as crônicas humorísticas em sala de aula, valendo-se da noção do gênero crônica humorística. Define-se esse tipo de texto como relato episódico que se ocupa de fatos políticos ou costumes da vida cotidiana. Sendo assim, tais textos promovem uma crítica bem-humorada aos padrões de comportamento social e às concepções de mundo estabelecidas em um determinado período histórico de maneira polifônica, trazendo, assim, questões polêmicas para/do universo social. Com a finalidade de compreender como as críticas são manifestadas nesse tipo de discurso, partimos do pressuposto de que a produção de sentido depende da constatação de relações intertextuais, da compreensão configuracional entre os tipos de discurso, da observação do jogo de vozes e da compreensão da forma de funcionamento dos mundos discursivos manifestados de forma implicada e autônoma no interior da crônica. Explicitamos essas relações discursivas do ponto de vista temático. Tal análise visou à elaboração de um caderno pedagógico de leitura para se trabalhar as capacidades linguageiras, dentro da crônica, destacando como ensináveis a conexão entre os mundos discursivos e seus desdobramentos. A metodologia está embasa no estudo de caso e o tratamento dos dados foi feito através da análise das atividades realizadas através da metodologia de Sanchez (2007), de Machado (2009) e do relato de experiência.
Abstract: This study aims to analyze the chronic gender humoristic from the perspective of Interacionism Sociodiscursive (ISD) of Bronckart ([1999] 2012), trying to understand how the categories of discursive world defined in theoretical proposal ISD help interpret and understand the chronic humorous classroom. Drawing on the notion of chronic humorous genre is defined such text as episodic story that deals with political events or customs of everyday life. Therefore, such texts promote a humorous criticism of social behavior patterns and worldviews established in a certain historical period of polyphonic manner, thus bringing controversial issues to / from social universe. In order to understand how critical are manifested in this kind of discourse, we assume that the production of meaning depends on the finding of intertextual relations, configurational understanding between types of speech, observing the voices of the game and understanding of way of functioning of discourse manifested worlds of implied and autonomously within the chronic. Explicitaremos these discursive relations, from a thematic point of view. This analysis aims at drawing up a pedagogical notebook reading to work the linguageiras capabilities within the chronic, highlighting how teachable understanding of the effect of humor. The methodology is underlies the case study and treatment of the data was done by examining the activities carried out by Sanchez methodology (2016) and Machado (2009), the experience report.
Keywords: Crônicas
Humorismo
Capacidade de linguagem
Crônica de humor
Ensino-aprendizagem
Gêneros textuais
Leitura
Language ability
Chronic mood
Teaching and learning
Text genre
Reading
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: SANTANA, Catiana Santos Correia. Crônica de humor : objeto de ensino-aprendizagem na perspectiva do interacinismo sociodiscursivo. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6909
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CATIANA_SANTOS_CORREIA_SANTANA .pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
CATIANA - CADERNO PEDAGÓGICO DE LEITURA.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.