Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7222
Tipo de Documento: Monografia
Título : Arquitetura escolar inclusiva : estudo de caso: Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, Aracaju/SE
Autor : Ferreira, Tatiana de Oliveira
Fecha de publicación : 25-sep-2014
Director(a): Kohler, Raquel
Resumen: Este trabalho versa sobre os deficientes e a inclusão desta parcela da sociedade no setor educacional. Com o objetivo de trazer à tona as dificuldades encontradas por deficientes físicos no dia a dia escolar, propõe-se que seja feita uma análise das instituições, e que, a partir do diagnóstico obtido, seja proposto um projeto de intervenção arquitetônica na edificação a fim de atingir a universalidade dos espaços escolares. A fundamentação teórica tratou desde a classificação dos deficientes até a inclusão deles no setor educacional sergipano; além disso foram observadas não só as teorias sobre Arquitetura Inclusiva como também as da Análise de Pós-Ocupação do Espaço para que se tornasse possível a discussão do tema. O estudo de caso deste trabalho foi o Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte e, para desenvolver a análise da instituição, aplicou-se um Checklist previamente organizado, com bases nas instruções da NBR 9050. Então, a partir do diagnóstico encontrado propôs-se um projeto de reforma para o Colégio o qual atendesse a necessidade dos alunos com ou sem deficiências físicas. Questões essenciais como a acessibilidade do aluno ao adentrar a instituição, movimentação e mobiliário em sala de aula, circulações e o acesso a pavimentos superiores deveriam ser tratadas. Por fim, observou-se que a pessoa deficiente, mesmo tendo sua vaga garantida por meio de cotas no Ensino Superior, não conseguiu sequer ter acesso à educação básica, pois falta-lhe não só a estrutura pedagógica como também a física.
Palabras clave : Arquitetura
Aracaju (SE)
Integração social
Espaço (Arquitetura)
Edifícios escolares
Educação especial
Arquitetura inclusiva
Deficientes físicos
Espaços escolares
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citación : FERREIRA, Tatiana de Oliveira. Arquitetura escolar inclusiva: estudo de caso: Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, Aracaju/SE. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)- Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2014.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7222
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tatiana_Oliveira_Ferreira.pdf11,79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.