Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7263
Tipo de Documento: Monografia
Título : Gênero história em quadrinhos : abordagem em um livro didático do ensino fundamental
Autor : Santos, Maria Helena Carvalho dos
Fecha de publicación : 10-feb-2015
Director(a): Oliveira, Derli Machado de
Resumen: Os estudos acerca dos gêneros textuais vêm mudando, consideravelmente, a maneira como os autores dos livros didáticos de Língua portuguesa abordam esse tema. Neste trabalho, iremos analisar como o gênero história em quadrinhos, ou simplesmente as HQs, vem sendo abordada em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o trabalho com os gêneros se deu pela necessidade de aperfeiçoar o conhecimento dos alunos sobre os variados tipos de discurso, em específico as HQs e também pelo desenvolvimento da produção textual e interpretativa para o uso no seu convívio em sociedade. Para isso, foram abordados alguns postulados teóricos sobre os gêneros textuais, seguindo as teorias sócio discursivas de Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Mendonça (2010), além da visão dos PCNs. O livro didático adotado para essa análise, realizada de forma qualitativa, é intitulado Português: Linguagens(2010), de Wiliam Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, exemplar do professor, destinado ao 6º ano do Ensino Fundamental. Esse livro, além dos conteúdos destinados para esse ano, tem um trabalho voltado para os gêneros textuais. Dentre eles, foi feita a escolha das HQs como corpus da pesquisa. Diante disso, percebeu se que os aspectos funcionais e formais inerentes ao gênero quadrinhos foram explorados no tocante a sua composição, conteúdo e estilo. Já o propósito comunicacional foi abordado implicitamente.
Resumen : Studies about the genres have changed considerably, the way the authors of didactic books Portuguese investigated this issue. In this research, we will examine how gender comic has been approached in didactic books of Portuguese Language of elementary school. In this sense, work with genders was due to the need to improve the students' knowledge about the various types of discourse, specifically the comics and also the development of textual production and interpretation for use in their life in society. For this, we discuss some theoretical postulates about the genres, following the socio-discursive theories of Bakhtin, Marcuschi and Mendonça , beyond sight of PCNs (ParâmetrosCurricularesNacionais). The didactic book adopted for this analysis, performed qualitatively, is titled Língua:Portuguesa(2010), of William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães , teacher copy, for the 6th year of elementary school. In the book, besides the contents intended for this year, has a job facing the textual genres. Among them, was made the choice of comics as a corpus of research. Therefore, it was noted that the functional and formal inherent to the genre comics were explored with respect to its composition, content, style.Since the communication purpose was addressed implicitly.
Palabras clave : Estilo literário
Gêneros textuais
Quadrinhos
Livro didático
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citación : SANTOS, Maria Helena Carvalho dos. Gênero história em quadrinhos : abordagem em um livro didático do ensino fundamental. 2015. 39 f. Monografia (Graduação em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7263
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria _Helena_Carvalho_Santos.pdf2,61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.