Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7628
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Análise da aplicabilidade dos princípios do Just in Time em uma empresa prestadora de serviços mecânicos
Other Titles: Analysis of applicability of the principles of Just in Time in company provider services mechanics
Authors: Severino, Lucas Guilherme
Torre, Paloma Yara Guimarães da
Amaral, Mônica do
Issue Date: Sep-2016
Resumo : Em estruturas reais de mercado, a concorrência entre as empresas torna o preço um atributo de valor decisivo. Dessa forma, as organizações precisam dispender esforços na redução de custos. O Modelo Toyota de Produção surge, então, como um modelo de gestão voltado para a qualidade e flexibilidade do processo, aumento da capacidade de produzir e competir neste cenário globalizado. Dentro desse modelo, destaca-se o sistema Just in Time, como um método para o planejamento e controle das operações em áreas fabris, que por meio de algumas adaptações pode ser utilizado em operações de serviços. O presente artigo busca analisar a aplicabilidade do Just in Time em uma prestadora de serviços mecânicos, localizada em Minas Gerais. Como resultado, foi possível observar que os desperdícios de produção estão presentes em todas as etapas do processo produtivo da oficina estudada, e a eliminação destes acarreta em um grande potencial de redução de custos. Essa e outras características observadas tornam os princípios levantados pelo JIT ferramentas válidas a serem aplicadas também no setor de serviços. No entanto, os resultados só podem ser observados, quando há envolvimento efetivo de toda equipe, criando uma cultura organizacional voltada para melhoria contínua.
Abstract: In real market structures, competition between companies makes the price a decisive attribute value. Thus, organizations need to expend efforts on cost reduction. Model Toyota production arises, then, as a management model focused on quality and process flexibility, increased capacity to produce and compete in this global scenario. Within this model, there is the Just in Time system as a method for planning and control of operations in industrial areas, which by some modifications can be used in service operations. This article seeks to analyze the applicability of Just in Time for a provider of mechanical services, located in Minas Gerais. As a result, it was observed that the production of waste are present at all stages of the production process of the study workshop, and the elimination of these causes in a large cost reduction potential. This and other observed characteristics make the principles raised by the JIT valid tools to be applied also in the service sector. However, the results can only be observed if no effective involvement of the entire staff, creating an organizational culture geared to continuous improvement.
Keywords: Just in Time
Operações em serviços
Oficina mecânica
Melhoria contínua
Service operations
Machine shop
Continuous improvement
ISSN: 2447-0635
Is part of: Anais do VIII SIMPROD
Language: por
Publisher / Institution : Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe
Institution: DEPRO/UFS
Citation: SEVERINO, L. G.; TORRE, P. Y. G. da; AMARAL, M. do. Análise da aplicabilidade dos princípios do Just in Time em uma empresa prestadora de serviços mecânicos. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 8., 2016, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2016. p. 140-152. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/20298>. Acesso em: 2 abr. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7628
Appears in Collections:Anais do VIII SIMPROD (2016)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseAplicabilidadeJustInTime.pdf487,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.