Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7660
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Uso da teoria das filas para análise e dimensionamento do sistema de atendimento em uma casa lotérica no município de Marabá/PA
Título(s) alternativo(s): Use of the queuing theory for analysis and dimensioning of the system of attendance in a lottery house in the municipality of Marabá/PA
Autor(es): Zen, Eduardo Zimmer
Sousa, Alefe Mateus Silva
Teixeira, Diego Cabral
Jesus, Herbert Oliveira
Bezerra, Rodrigo Rangel Ribeiro
Data do documento: Dez-2017
Resumo: É quase que inevitável nos depararmos com filas em sistemas de atendimento, e as Casas Lotéricas são um grande exemplar dessa situação já que oferecem diversos serviços possuindo uma alta demanda. Tendo em vista a competição acirrada presente na economia nos dias atuais e a necessidade crescente de conquistar clientes e mantê-los fiéis, neste presente estudo de caso foi aplicada a teoria das filas para analisar a aglomeração em casas Lotéricas a fim de verificar o dimensionamento e medidas de desempenho do sistema de atendimento. Para tal objetivo, foram feitas coletas de dados como λ (taxa média de chegada) e μ (ritmo médio de atendimento) que posteriormente geraram parâmetros a fim de conhecer o comportamento da fila e do atendimento no local. Os resultados evidenciaram um sistema de atendimento adequado e estável no qual os dois caixas do estabelecimento são suficientes para atender as necessidades dos seus clientes para o período analisado. Para pesquisas futuras recomenda-se a aplicação dos conceitos de Teoria das filas nos demais períodos de funcionamento da organização para que a as análises do sistema atual sejam mais próximas do real.
Abstract: It is almost inevitable that we find queues in customer service systems, and the Lottery Houses are a great example of this situation, since they offer several services with high demand. Given the current fierce competition in the economy and the growing need to win customers and keep them faithful, in this case study the queuing theory was applied to analyze the agglomeration in Lottery houses in order to verify the sizing and measures of the service system. For this purpose, data were collected such as λ (average arrival rate) and μ (average attendance rate) that later generated parameters in order to know the behavior of the queue and the attendance at the place. The results showed an adequate and stable service system in which the two boxes of the establishment are sufficient to meet the needs of its clients for the analyzed period. For future research it is recommended to apply the concepts of queue theory in other periods of operation of the organization so that the analyzes of the current system are closer to the real.
Palavras-chave: Teoria das filas
Casa lotérica
Atendimento
Queue theory
Lottery house
Service
ISSN: 2447-0635
Parte de : Anais do IX SIMPROD
Idioma: por
Instituição/Editora: Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: DEPRO/UFS
Citação: ZEN, E. Z. et al. Uso da teoria das filas para análise e dimensionamento do sistema de atendimento em uma casa lotérica no município de Marabá/PA. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 9., 2017, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2017, p. 513-527. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/21037>. Acesso em: 03 abr. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7660
Aparece nas coleções:Anais do IX SIMPROD (2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseDimensionamentoCasaLoterica.pdf921,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.