Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7964
Tipo de Documento: Relatório
Título: Estudos anatômicos e dos anéis de crescimento de Cedrela odorata L.,povoado Lagoa do Rancho, SE
Autor(es): Santos, Helberson Lima dos
Data do documento: Jul-2017
Orientador: Lisi, Claudio Sergio
Resumo: Os estudos em dendrocronologia são fundamentados em informações que permitem relacionar os dados contidos nos anéis de crescimento anuais das árvores com os respectivos anos do calendário, e relacionar estas informações com fatores ambientais (precipitação e temperatura) que interferem na dinâmica de crescimento das árvores, em especial no bioma Caatinga. Este trabalho teve como objetivo, caracterizar a anatomia (quantitativa e qualitativa), descrever os falsos anéis de crescimento da Cedrela odorata L., e construir e relacionar uma cronologia de anéis de crescimento desta espécie com os fatores climáticos de precipitação e temperatura locais ou regionais, buscando encontrar registros climáticos nas séries radiais temporais dos anéis em uma área de estudo em Lagoa do Rancho, Porto da Folha/SE. Foram preparados cortes histológicos e macerado, e feita a descrição anatômica da madeira do Cedro seguindo as normas da IAWA. Foram retiradas amostras radiais dos troncos das árvores, polidas com lixas de várias granulometrias (80 a 600) e os anéis de crescimento demarcados, digitalizados, medidos e comparados entre si, pelo método de datação cruzada. O Cedro apresentou vasos de maior diâmetro no lenho inicial dos anéis de crescimento e maior quantidade de fibras no lenho tardio. O limite dos anéis de crescimento apresentou o parênquima axial marginal associado a vasos de maior diâmetro que no lenho tardio, enquanto os falsos anéis apresentaram (i) descontinuidade do parênquima axial marginal, em faixas estreitas radialmente (ii) formados por camadas muito delgadas de parênquima, formando grupos de anéis quase indistintos e (iii) constituído por faixas espessas de parênquima marginal paralela ao canal traumático, sem alteração na porosidade difusa do anel de crescimento. Anatomicamente, a C. odorata L., mostrou características em acordo com a literatura. A cronologia residual obtida com o software ARSTAN, foi comparada com os parâmetros climáticos, indicando que a formação dos anéis de crescimento depende da umidade das chuvas que são influenciadas pelas temperaturas da superfície do oceano Atlântico, que ocorrem no ano anterior. A cronologia apresentou intercorrelação de 0,55 e sensibilidade de 0,55. Verificou-se que a precipitação local do ano corrente entre abril e junho provocando a formação dos anéis de crescimento, e a TSAA do ano anterior influenciou as chuvas do ano posterior.
Palavras-chave: Ciências biológicas
Dendrocronologia
Cedro
Caatinga
Anatomia da madeira
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Agência de fomento: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe - Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
Licença: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7964
Aparece nas coleções:27º Encontro de Iniciação Científica da UFS
Ciências Biológicas - PIBIC 2016/2017
Relatórios de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudosCedrelaodorata.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.