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Tipo de Documento: Monografia
Título: Avaliação de sinais e sintomas respiratórios em crianças e adolescentes em período escolar
Título(s) alternativo(s): Evaluation of respiratory signs and symptoms in children and adolescents in school period
Autor(es): Viana, Aline Gonçalves Santos
Marinho, Heloysa Morganna de Lima
Data do documento: 14-Jun-2017
Orientador: Matos, Carlos José Oliveira de
Resumo: Objetivo: Avaliar a função pulmonar, mobilidade torácica e a presença de sinais e sintomas de asma e rinite em crianças e adolescentes em período escolar. Método: Estudo quantitativo, transversal, descritivo, realizado no período de novembro 2016 a fevereiro 2017, composto por 82 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 13 anos de 3 escolas do município de Lagarto-SE. Todos os participantes responderam o questionário International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) (parte I e II) e submeteram-se às seguintes avaliações respiratórias: peak flow, manovacuometria e cirtometria da caixa torácica. Resultados: Os sintomas da asma foram mais prevalentes entre os meninos (23%) com sibilos nos últimos 12 meses (19,2%), frequência de 1 a 3 crises para esse sintoma (26,9%) no mesmo período, enquanto que a presença de rinite foi mais prevalente nas meninas (32,1%). Valores obtidos do Pico de Fluxo Expiratório (PFE) foram inferiores aos preditos (p=0,0001). Na cirtometria, a inspiração e expiração máxima foram estatisticamente significantes, porém no pós-teste verificou-se não haver diferença entre região axilar e região xifoide. Os valores obtidos na Pressão Expiratória Máxima (PEmáx) (p=0,0001) e Pressão Inspiratória Máxima(PImáx) (p=<0,0001) foram inferiores aos previstos. Conclusão: A presença de rinite foi mais prevalente no sexo feminino e os sintomas de asma no sexo masculino. O PFE foi inferior aos valores previstos. A inexistência de padronização de técnicas para avaliação e valores preditivos para pressões respiratórias máximas (PRM) e cirtometria em crianças e adolescentes inviabiliza uma comparação fidedigna com os resultados encontrados.
Abstract: Objective: Evaluate the pulmonary function, thoracic mobility and the presence of signs and symptoms of asthma and rhinitis in children and adolescents in school period. Methods: Quantitative, cross-sectional and descriptive study, conducted between November 2016 and February 2017. It composed of 82 children and adolescents aged 7 to 13 years old from 3 schools Lagarto city-SE. All participants answered the International Study of Asthma and Allergies in Childhood questionnaire (ISAAC) (part I and II) and underwent the following respiratory evaluations: peak flow, manovacuometry and thoracic cirtometry. Results: Asthma symptoms were more prevalent among boys (23%) with wheezing in the last 12 months (19.2%) and frequency of 1 to 3 attacks for this symptom (26.9%) in the same period. The presence of rhinitis was more prevalent in girls (32.1%). Values obtained from the Expiratory Flow Peak (PFE) were lower than those predicted (p = 0.0001). In cirtometry, maximal inspiration and expiration were statistically significant, but, in the post-test, it was verified that there was no difference between the axillary region and the xiphoid region. The values obtained in the Maximum Expiratory Pressure (PEmax) (p = 0.0001) and Maximum Inspiratory Pressure (Pmax) (p = <0.0001) were lower than expected. Conclusion: The symptoms of rhinitis were more prevalent in females and the symptoms of asthma in males. The PFE was lower than expected. The lack of standardization of techniques for evaluation and predictive values for PRM and cirtometry in children and adolescents makes a reliable comparison with the results found.
Palavras-chave: Alergia
Aparelho respiratório
Doenças
Alergia em criança
Allergy
Respiratory diseases
Children
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencial
Citação: VIANA, Aline Gonçalves Santos; MARINHO, Heloysa Morganna de Lima. Avaliação de sinais e sintomas respiratórios em crianças e adolescentes em período escolar. 2017. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8111
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