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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8289
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Eu não falo assim : produção e percepção sociolinguísticas de estudantes do ensino fundamental e médio |
Autor : | Santiago, Vanessa de Almeida |
Fecha de publicación : | 3-may-2017 |
Director(a): | Araujo, Andréia Silva |
Resumen: | A língua passa por constantes transformações em virtude da sua dinamicidade e heterogeneidade. No português brasileiro, é possível constatar vários fenômenos linguísticos, tais como: rotacismo, caracterizado pela troca do /l/ pelo /r/, o qual geralmente ocorre nos grupos CCV (consoante-consoante-vogal), como em bicicleta<bicicreta; monotongação que consiste na redução de ditongos, por exemplo, /ei/ e /ou/, como em pexe<peixe e otono<outono; assimilação da oclusiva /d/ no morfema de gerúndio, como em cantano<cantando; e a vocalização da lateral palatal (yeísmo), ou seja, o /lh/ é transformado no /y/ que tem o som de vogal, como em muié<mulher e paia<palha. Neste trabalho, objetivamos analisar a produção e a percepção sociolinguística de estudantes do 6º e 9º ano do fundamental maior e do 3º ano do ensino médio, pertencentes à cidade de Itabaiana/SE, quanto aos fenômenos fonológicos mencionados. Para tanto, a coleta foi realizada a partir de dois direcionais, a saber: realização do ditado mudo, por meio da leitura de imagens, que possibilitam a ocorrência das variantes no momento da pronúncia e, assim, obtermos os dados de fala; e audição de contextos com os fenômenos linguísticos e posterior resolução de questionário para aferir a percepção dos informantes a estes. Como respaldo teórico, a presente pesquisa é desenvolvida à luz da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006; LABOV, 2008). Os resultados evidenciaram, em termos gerais, que, na produção linguística, os alunos tendem a utilizar menos os fenômenos com forte estigma social e mais os fenômenos com baixo estigma social, seguindo o contínuo a seguir, o qual vai do mais estigmatizado ao menos estigmatizado: rotacismo ~ yeísmo ~ assimilação da oclusiva /d/ no morfema de gerúndio ~ monotongação. Um resultado semelhante a este ocorreu com a análise da percepção dos fenômenos controlados: os alunos possuem uma visão negativa dos fenômenos mais perceptíveis e uma visão mais positiva dos fenômenos menos perceptíveis. Sendo assim, os resultados referentes à produção e à percepção sociolinguística dos alunos se aproximam, evidenciando, dessa forma, o seu significado social na comunidade analisada. |
Palabras clave : | Sociolinguística Análise linguística Percepção de imagens Percepção auditiva |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial |
Citación : | SANTIAGO, Vanessa de Almeida. 'Eu não falo assim': produção e percepção sociolinguísticas de estudantes do ensino fundamental e médio. 2017. 65 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2017. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8289 |
Aparece en las colecciones: | Letras |
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