Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8640
Tipo de Documento: Artigo
Título : O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano
Autor : Matos, Elaine Cristine do Amarante
Landim, Myrna Friederichs
Fecha de publicación : nov-2014
Resumen: Os livros didáticos são ferramentas fundamentais no processo de ensino-aprendizagem na educação básica, sendo, portanto, importantes na construção de significados de crianças em idade escolar. Particularmente no ensino de ciências é importante que os conteúdos abordados nesses livros dialoguem com a realidade local, pois trata-se do meio em que vivem e interagem. Por este motivo, este trabalho investigou como os livros didáticos mais adotados por escolas públicas da rede estadual de Sergipe, localizadas na região semiárida do estado, retratam o bioma Caatinga, no qual estão inseridas. Observou-se que os livros didáticos analisados apresentavam informações erradas e desatualizadas, as quais destoavam das pesquisas científicas atuais, ressaltando a necessidade de atualização dos livros didáticos para subsidiar uma prática docente mais adequada e contextualizada.
Resumen : Textbooks are fundamental tools in the teaching-learning process in basic education, and are therefore important in the construction of meanings by schoolchildren. Particularly in science education it is important that the content covered in these books hold discussions with the local reality. Therefore, this study investigated how the textbooks adopted by most schools of the state educational system of Sergipe located in the semiarid region of the state, depict the Caatinga biome in which they are situated. It was observed that the textbooks analyzed had erroneous and outdated information, which clashed with the current scientific research, emphasizing the need to update these textbooks in order to subsidize a more suitable and context related educational approach.
Palabras clave : Caatinga
Livro didático
Conhecimento científico
Ensino de ciências
Textbook
Scientific knowledge
ISSN : 1982-5153
Es parte de: Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
Idioma : por
Institución / Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC
Citación : MATOS, E. C. do A.; LANDIM, M. F. O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 2, p.137-154, nov. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38219>. Acesso em: 18 jul. 2018.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8640
Aparece en las colecciones: DBI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BiomaCaatingaLivrosDidaticos.pdf273,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.