Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/870
Tipo de Documento: Artigo
Título : A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP
Otros títulos : La Hidrovia Tietê-Paraná y las reds intermodales: el caso del Puerto de Pederneiras-SP
The Tietê-Paraná waterway and intermodal nets: the case of Pederneiras-SP Harbor
Autor : Felipe Junior, Nelson Fernandes
Silveira, Márcio Rogério
Fecha de publicación : 2008
Resumen : A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços em transformação, decorrentes da própria lógica do sistema capitalista. Dessa maneira, é notório que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz a um aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no limiar do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. As ações, articulações e investimentos do capital privado são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulação e transportes Tietê-Paraná, representa a utilização da intermodalidade visando não somente a otimização do transporte de mercadorias, mas também a integração de diferentes territórios. _________________________________________________________________________________________ RESUMÉN: La mundialización del capital se caracteriza pela existencia de espacios en transformación, resultantes de la propia lógica del sistema capitalista. Así, es notorio que el crecimiento de la producción de la naturaleza, de las paisajes materiales y del medios de producción resulta en el aumento progresivo de la división del trabajo y de las contradicciones sociales, mediante una dialéctica intrínseca a los diferentes espacios geográficos. La acumulación de capitales en el liminar del siglo XXI se organiza en procesos de reordenamientos, como el técnico-científico-informacional e público-privado, resultando en el desenvolvimiento desiguale en los diferentes territorios. Las acciones, articulaciones y aplicaciones del capital privado son factores que posibilitan la existencia de los antagonismos. Así, el Puerto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra el sistema de circulación y transportes Tietê-Paraná, representa la utilización de la intermodalidad visando no apenas la optimización del transporte de mercancías, pero también la integración de los diferentes territorios. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The mundialization of capital is characterized by the existence of spaces in transformation resulted from the logic of the capitalistic system. Thus, it’s notorious that the growth of nature production, material landscapes and productive forces lead to a progressive increase of the work division and social antagonisms, in front of a dialectic common to different geographic spaces. The capital accumulation in the beginning of the 21st century is based on the reorganization of technical, scientific, informative and public private proceedings, resulting in an unequal development among the different territories. The actions, articulations and investments on private capital are factors that enable the existence of these contradictions. Thus, the Intermodal Harbor of Pederneiras-SP, which links the Tietê-Paraná circulation and transportation systems, represents the use of the intermodality aiming not only the improvement on merchandises transportation, but also the integration of different territories.
Palabras clave : Transporte fluvial
Mercadorias
Capital
Infra-estrutura
Logística
Porto Intermodal de Pederneiras
ISSN : 2178-7298
Institución / Editorial : Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP
Citación : FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP. Formação Online, v. 1, n. 15, 2008. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/738>. Acesso em: 3 fev. 2014.
License: Todos os direitos reservados à publicação. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte.
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/870
Aparece en las colecciones: DGE - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HidroviaTiete-Parana.pdf159,09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.