Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8714
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Construção de uma sequência didática para o ensino de ecologia com enfoque CTSA: A visão de docentes do ensino superior
Authors: Rosa, Isabela Santos Correia
Landim, Myrna Friederichs
Issue Date: Sep-2017
Resumo : Este trabalho apresenta parte de uma dissertação de mestrado sobre as possibilidades de inserção do enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) nas aulas de Ecologia na educação básica. Um de seus resultados refere-se à falta de material de apoio como principal dificuldade apontada pelos professores, o que motivou a elaboração de uma proposta de sequência didática para abordar esse tema na perspectiva CTSA. Em seguida, o material elaborado foi avaliado, tanto por professores do ensino superior, especialistas nas áreas de ensino e de Ecologia, quanto por professores da rede estadual de três municípios de Sergipe: Lagarto, Salgado e Boquim. Neste ensaio, será apresentado o processo de avaliação deste material pelos professores do ensino superior. Para estes docentes, a sequência didática elaborada representa uma boa estratégia de ensino,
Abstract: This paper presents part of a master&39;s thesis on the possibilities of insertion of the STSE (Science, Technology, Society and Environment) in ecology classes in basic education. One of its results refers to the lack of support material as the main difficulty pointed out by the teachers, which motivated the elaboration of a proposal of a didactic sequence to approach this subject in the STSE perspective. Then, the material elaborated was evaluated both by higher education teachers, specialists in the Education and Ecology areas, and teachers from the state network of three municipalities of Sergipe: Lagarto, Salgado and Boquim. In this essay, the process of evaluation of this material by higher education teachers is presented. For these teachers the didactic sequence elaborated represents a good teaching strategy and should contribute to the formation of critical citizens.
Keywords: Sequência didática
Ensino de ecologia
Enfoque CTSA
Didactic sequence
Teaching ecology
CTSE approach
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: ROSA, I. S. C.; LANDIM, M. F. Construção de uma sequência didática para o ensino de ecologia com enfoque CTSA: A visão de docentes do ensino superior. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 11., 2017, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2017. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2017/construcao_de_uma_sequencia_didatica_para_o_ensino_de_ecologia_co.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8714
Appears in Collections:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstrucaoSequenciaDidaticaCTSA.pdf343,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.