Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8719
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Universidade em ação: ciência e arte como instrumento de Educação Ambiental |
Autor(es): | Santos, Samantha Carvalho Landim, Myrna Friederichs Souza, Jamylle Barcellos de |
Data do documento: | Nov-2009 |
Resumo: | As universidades possuem uma função importante na produção de conhecimentos e um papel primordial na formação de cidadãos, devendo estender suas atividades para além dos seus muros. O presente projeto, de caráter multidisciplinar, envolve diferentes ações, objetivando aproximar a comunidade do Grande Rosa Elze da UFS. Essas ações buscam promover o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos e procuram abranger problemas sócio-econômicos e ambientais. As atividades são realizadas em encontros semanais, realizados na própria universidade, podendo acontecer em outros locais, quando necessário. O projeto trabalha com um grupo envolvendo cerca de 15 crianças, estudantes do ensino fundamental e moradoras do grande Rosa Elze. O projeto é dividido em três subprojetos, o Clube de Ciências, que visa despertar nos alunos a curiosidade pelo conhecimento científico e seus modos de construção, ajudando-os a compreender melhor os fenômenos cotidianos, o grupo de teatro CiênciArte, que trabalha as questões socioambientais através do teatro, e o Ciência na Praça, uma atividade de divulgação da produção científica da UFS para a comunidade local. Eventualmente, outras atividades podem ser estruturadas, como a I Colônia de Férias CiênciArte, realizada em janeiro de 2009. Dentre os resultados obtidos até o momento, destacam-se a melhoria da capacidade de compreensão e aumento do estímulo dos alunos pela ciência e o desenvolvimento didático dos monitores. Percebe-se, também, um maior interesse e disposição dos alunos pelas atividades escolares. Ressaltam-se ainda benefícios relativos ao desenvolvimento de habilidades de expressão oral e escrita, aumento da auto-estima e sensibilização para questões sócio-ambientais dos alunos envolvidos. Dessa forma, além das contribuições para a vida acadêmica e pessoal de todos os envolvidos, as ações realizadas buscam contribuir para a solução de problemas do bairro e, assim, envolver a comunidade na busca pela melhoria das condições de vida. Com a continuidade dos trabalhos, espera-se ampliar o número de alunos envolvidos, abrir grupos também para alunos do ensino médio e inserir alunos de outros cursos de licenciatura, além de Ciências Biológicas, como monitores do projeto. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Responsabilidade social universitária Meio ambiente |
Parte de : | Anais Eletrônicos – VI Semana de Extensão UFS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Citação: | SANTOS, S. C.; LANDIM, M. F.; SOUZA, J. B. de. Universidade em ação: ciência e arte como instrumento de Educação Ambiental. In: SEMANA DE EXTENSÃO UFS, 6., 2009, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: UFS, 2009. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8719 |
Aparece nas coleções: | DBI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UniversidadeAcaoCienciaArte.pdf | 43,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.