Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8735
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Criação e avaliação do jogo "Dominó Mutante" como ferramenta de ensino em genética no ensino médio |
Autor : | Santos, Valquíria Modesto dos |
Fecha de publicación : | 27-nov-2016 |
Director(a): | Valadares, Bruno Lassmar Bueno |
Resumen: | Genética é a área da biologia que estuda os mecanismos de transmissão e das características de espécies, passadas de uma geração para outra, além das variações que ocorrem na transmissão das características e a importância delas na constituição dos organismos e também para a construção de tecnologias. Segundo alguns autores e pelo que muitas vezes é visto em algumas salas de aula, a genética, como disciplina, não é bem aceita pela maioria dos discentes do ensino público em função de sua complexidade.O uso de jogos didáticos pode auxiliar na aprendizagem dos alunos e favorecer uma abrangência de conceitos de forma lúdica, promovendo uma melhor compreensão de conceitos e favorecendo, consequentemente a aprendizagem.O presente trabalho tem como sugestão um jogo didático que abrange o conteúdo de Mutações Gênicas e Cromossômicas com a possibilidade de aplicação nas aulas de Biologia do Ensino Médio.O dominó mutante surge como uma ferramenta didática, para auxílio no processo de ensino-aprendizagem de maneira lúdica. O jogo segue a mesma lógica do dominó tradicional, composto por 28 peças diferentes, e combina nomenclaturas e conceitos acerca do conteúdo sobre mutações gênicas e cromossômicas. O jogo foi aplicado para licenciandos do curso de Ciências Biológicas com o intuito de verificar seu uso como uma possível ferramenta didática em suas futuras aulas de Biologia. A coleta de dados foi feita através de questionários aplicados aos graduandos. O resultado obtido comprovou uma possível eficácia de sua aplicação. A construção e aplicação do jogo “dominó mutante” seguindo a metodologia proposta neste trabalho, permitiu verificar que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio ao ensino. Promovendo uma melhor compreensão dos conceitos, pelos alunos, e favorecendo consequentemente a aprendizagem. |
Palabras clave : | Biologia Ensino de biologia Ensino médio Genética Jogos educativos |
Área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citación : | SANTOS, Valquíria Modesto dos. Criação e avaliação do jogo "Dominó Mutante" como ferramenta de ensino em genética no ensino médio. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8735 |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Valquiria_Modesto_Santos.pdf | 322,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.