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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8813
Document Type: | Monografia |
Title: | A etnoictiologia como ferramenta para o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental em comunidades do Baixo São Francisco |
Authors: | Sousa, Thiago D'avilla Gomes de |
Issue Date: | 24-Feb-2016 |
Advisor: | Brito, Marcelo Fulgêncio Guedes de |
Resumo : | Atividades de Educação Ambiental foram realizadas com estudantes de escolas públicas localizadas nos municípios de Propriá (SE) e Porto Real do Colégio (AL), cidades ribeirinhas do Baixo São Francisco. Tais práticas tiveram como base teórica informações do Conhecimento Ecológico Local (CEL) dos pescadores, assim como do conhecimento científico do rio São Francisco disponível na literatura. Para obtenção do CEL dos pescadores, foram realizadas entrevistas com 20 pescadores das respectivas cidades através da utilização de questionários semiestruturados. Os pescadores relataram que os principais peixes comerciais do rio São Francisco praticamente não ocorrem na região desde a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, o que há anos tem lhes acarretado problemas econômicos e sociais. Espécies nativas, migradoras e economicamente importantes como Matrinxã, Pirá, Surubim, Dourado e Mandim, se tornaram raras na região e espécies como Pirambeba, Pacu CD e Tucunaré, frequentes. Essas informações foram condizentes com dados de coletas científicas realizadas na região pelo Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), bem como às informações disponíveis na literatura. Durante as atividades de Educação Ambiental, os alunos responderam a vários questionamentos através da abordagem expositiva dialogada. Eles demonstraram desconhecimento das principais espécies nativas e comerciais do rio São Francisco, entretanto reconheceram espécies introduzidas como Pacu CD, Tilápia, Tucunaré e Tambaqui. Isso pode ser justificado pela baixa ocorrência de espécies nativas comerciais na região, e pela frequente comercialização de espécies não nativas em feiras e mercados, as quais os alunos possuem maior contato. Em seguida, os alunos foram direcionados à estação de piscicultura para visualizar os procedimentos de larvicultura e reprodução lá realizados, e posteriormente conduzidos às margens do rio para realizar o peixamento das espécies nativas do São Francisco. Tais atividades propiciaram interação, entusiasmo e envolvimento dos alunos com os peixes e o ambiente, enfatizando que práticas de Educação Ambiental podem despertar nos jovens a sensibilização e o interesse pelas causas ambientais, e quem sabe, estimular a formação de cidadãos conscientes que possam atuar na defesa do rio São Francisco e de suas comunidades. |
Abstract: | Environmental education activities were developmented with students from public schools located in the Propriá (SE) and the Porto Real do Colégio (AL) municipalities of the Lower São Francisco. Such practices had as theoretical basis Local Ecological Knowledge (LEK) information of fishermen, as well as scientific knowledge of the São Francisco River available in the literature. To obtain the fishermen LEK, were conducted interviews with 20 fishermen of each city through the use of semi-structured questionnaires. The fishermen reported that the main commercial fish species in the São Francisco River practically do not occur in the region since the construction of the Xingó hydroelectric power plant, which for years have entailed their economic and social problems. Native, migratory and economically important species such as Matrinxã, Pira, Surubim, Dourado and Mandim, have become rare in the region, and species as Pirambeba, Pacu CD and Tucunaré are frequents. This information was consistent with data from scientific surveys carried out in the region by the Laboratório de Ictiologia da Unviersidade Federal de Sergipe, as well as the information available in the literature. During the activities of Environmental Education, the students answered several questions by dialogued expository approach. They demonstrated little knowledge of the main native and commercial fish species of the São Francisco river, however recognized species introduced as Pacu CD, Tilapia, Tucunaré and Tambaqui. This can be justified by the low occurrence of commercial native species in the region, and the frequent sale of non-native species in fairs and markets, which the students have more contact. Posteriorly the students were directed to the fish farm to see the larvae and reproductive procedures performed there, and later conducted on the river to make the stocking of native species of São Francisco. Such activities have led interaction, enthusiasm and involvement of students with the fish and the environment, emphasizing that environmental education practices can awaken young people's awareness and interest in environmental causes, and who knows, stimulate the formation of citizens aware that they can act in defense of the São Francisco River and its communities. |
Keywords: | Biologia Ensino de biologia Rio São Francisco Educação ambiental Ethnoicthyology Artisanal fishing Anvironmental awareness Etnoictiologia Pesca artesanal Pesca |
Subject CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Department: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citation: | SOUSA, Thiago D'avilla Gomes de. A etnoictiologia como ferramenta para o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental em comunidades do Baixo São Francisco. São Cristóvão - SE, 2016. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8813 |
Appears in Collections: | Biologia |
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