Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8815
Tipo de Documento: Artigo
Título: Potencialidades da TV e vídeo na aprendizagem da escrita no 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Leniza Menezes de Jesus, em Ribeirópolis/Sergipe
Título(s) alternativo(s): TV and video capabilities in literacy in the 4th year of elementary school in the Municipal College Leniza Menezes de Jesus in Ribeiropolis/Sergipe
Autor(es): Sousa, Maria Aparecida
Lima, Iara Maria Campelo
Data do documento: 2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão a respeito da compreensão das potencialidades do uso da TV/Vídeo no aprendizado da escrita. O estudo é decorrente da pesquisa qualitativa desenvolvida no 4º ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Leniza Menezes de Jesus, em Ribeirópolis/SE, em 2011. Foi realizado um estudo de caso e utilizados como instrumentos a observação e pequenos filmes de desenhos animados de Mauricio de Sousa, fábulas de Esopo, músicas de Toquinho, e outros vídeos. A pesquisa foi fundamentada na perspectiva sócio histórica com ênfase nos estudos de Vygotsky, Moran, Franzão e Bosseli. As considerações finais revelaram o poder da significação para aprendizagem da escrita e isso implica em que os vídeos utilizados desenvolvam temáticas vinculadas à realidade sócio afetiva dos alunos. Na temática das histórias infantis as semelhanças entre as vivências dos personagens e o cotidiano dos alunos despertaram nos aprendizes o prazer pela escrita.
Abstract: This paper aims to present a discussion about understanding the potential use of TV / Video in writing learning. The study results from qualitative research conducted in the 4th year of primary school “Municipal College Leniza Menezes de Jesus” in Ribeiropolis /SE in 2011. A case study was conducted and used as tools of observation and small cartoon movies Mauricio de Sousa, Aesop's fables, Toquinho´s songs , and other videos . The research was grounded in historical perspective with emphasis on social studies Vygotsky, Moran , and Franzão Bosseli . The final considerations revealed the power of meaning in learning the writing and imply that the videos linked to reality used to develop students' social emotional issues. On the topic of children's stories the similarities between the experiences of the characters and the daily life of students attracted our apprentices the pleasure of writing.
Palavras-chave: Educação
Aprendizagem
Mídia em educação
Escrita
Media in education
Writing
Learning
ISSN: 1808-2793
Parte de : Scientia Plena
Idioma: por
Instituição/Editora: Associação Sergipana de Ciência
Citação: LIMA, I. M. C.; SOUSA, M. A. Potencialidades da TV e vídeo na aprendizagem da escrita no 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Leniza Menezes de Jesus, em Ribeirópolis/Sergipe. Scientia Plena, São Cristóvão, SE, v. 10, n. 4(B), 2014. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1926/962>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8815
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PotencialidadesTV-VideoAprendizagem.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.