Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8819
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Um olhar sobre o processo interativo nas salas de aula da educação infantil inclusiva
Autor : Santos, Ricleia de Macêdo
Lima, Iara Maria Campelo
Fecha de publicación : sep-2012
Resumen: O relatório apresenta o resultado final do projeto de pesquisa “Um Olhar Sobre o Processo Interativo nas Salas de Educação Infantil Inclusiva”, e nessa perspectiva tece considerações a respeito do processo interativo estabelecido na sala de Educação inclusiva entre a criança com autismo, seus colegas e a professora. É uma pesquisa qualitativa que utilizou a metodologia estudo de caso e através da observação participativa revelou que na sala de aula observada as diferentes possibilidades interativas criadas mobilizaram a participação de Girassol de forma independente e através da mediação, deixando claro que nesse processo os vínculos interativos foram criados pela mediação da professora e acompanhante, mas também estabelecidos livremente na relação com as crianças.
Resumen : The article aims to analyze the interactive process, established in the Education room inclusive, between the autistic child and teacher colleagues. It results from a qualitative research linked to PIIC, we used the case study methodology based on observations in the interactive classroom as the instrument of data collection. The data analysis was endorsed by theoretical considerations contained in the research In the final study showed that the different interactive possibilities created mobilized the participation of Sunflower independently and through mediation, making it clear that this process links were created by interactive mediation teacher and accompanist, but also set free in relation to children.
Palabras clave : Alfabetização
Interação
Autismo
Educação especial
Literacy
Interaction
Autism
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citación : SANTOS, R. de M. S.; LIMA, I. M. C. Um olhar sobre o processo interativo nas salas de aula da educação infantil inclusiva. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_11/PDF/55.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8819
Aparece en las colecciones: DED - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OlharProcessoInterativoEducacaoInclusiva.pdf517,16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.