Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8832
Document Type: Artigo
Title: Entendimentos e práticas de ensino de professores universitários em educação ambiental
Other Titles: Understandings and teaching practices of university teachers in environmental education
Authors: Pitanga, Ângelo Francklin
Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Araujo, Maria Inêz Oliveira
Issue Date: Apr-2017
Resumo : Diante da documentada crise socioambiental e passados 40 anos da Conferência de Tbilisi, vista como um dos principais eventos sobre Educação Ambiental. O presente artigo tem por objetivo discutir sobre os entendimentos e práticas de ensino de professores de química que lecionam em cursos de formação inicial e pós-graduação de uma instituição pública federal de ensino. Referenciados pela vertente crítica da Educação Ambiental e fundamentos da pesquisa qualitativa, a investigação foi conduzida de modo que, os resultados obtidos com a realização de entrevistas semiestruturas apontaram o predomínio de entendimentos conservacionistas/recursistas, e de práticas de ensino que são objetos de questionamentos.
Abstract: Faced with the documented social and environmental crisis and after 40 years of the Tbilisi Conference, seen as one of the main events on Environmental Education this article aims to discuss the understanding and teaching practices of chemistry teachers who teach in initial and postgraduate training courses of a federal public institution of education. Referenced by the critical section Environmental Education and fundamentals of qualitative research, the research was conducted so that the results obtained with the interviews semistructured pointed out the predominance of conservationist/recursist understandings, and teaching practices that are the object of questioning.
Keywords: Educação ambiental
Práticas de ensino
Formação de professores
Environmental education
Teaching practices
Teacher training
ISSN: 1517-1256
Is part of: REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
Language: por
Publisher / Institution : Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Citation: PITANGA, A. F.; NEPOMUCENO, A. L. O.; ARAUJO, M. I. O. Entendimentos e práticas de ensino de professores universitários em educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, Rio Grande, RS, v. 34, n. 1, p. 270-289, jan./abr. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6692>. Acesso em: 31 ago. 2018.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8832
Appears in Collections:DBI - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntendimentosProfessoresEducacaoAmbiental.pdf775,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.