Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8837
Tipo de Documento: Artigo
Título : A relação entre a escrita e a funcionalidade da língua portuguesa
Autor : Nunes, Katherine Souza Costa
Santana, Edineide
Nascimento, Marilene Batista da Cruz
Fecha de publicación : mar-2015
Resumen: Este artigo tem como objetivo descrever a relação entre a escrita, o uso da linguagem coloquial e formal e a funcionalidade da língua; descrever a relevância dos gêneros textuais para o processo de leitura e escrita na escola, a fim de obter um ensino de Língua Portuguesa voltado para a realidade do aluno. Esta pesquisa foi realizada por meio de livros, revistas científicas, artigos e dissertações que ajudaram a construir o conhecimento sobre a abordagem os conteúdos gramaticais, levando-se em consideração a função da gramática e como consequência o interesse do aluno pela disciplina. A escola tradicional ainda adota o uso da gramática normativa como mecanismo de aprendizagem. Porém, é possível o estudo da gramática nos gêneros textuais, aproximando a teoria à realidade do aluno. E dessa forma, melhorar a qualidade da educação formal, principalmente quanto às habilidades de leitura e escrita.
Resumen : This article aims to describe the relationship between writing, the use of colloquial and formal language and the functionality of the language; describe the relevance of genres to the process of reading and writing in school, in order to obtain a Portuguese Language teaching facing the reality of the student. This research was conducted through books, journals, articles and dissertations that helped build the knowledge of the grammatical content approach, taking into account the role of grammar and as a result the student’s interest in the discipline. Traditional schools still adopts the use of normative grammar as a learning mechanism. However, it is possible the study of grammar in text genres approaching the theory to the student’s reality. And thus, improve the quality of formal education, especially regarding reading and writing skills.
Palabras clave : Escrita
Gêneros textuais
Gramática
Língua
Writing
Textual genres
Grammar
Language
ISSN : 2316-3143
Es parte de: Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais
Idioma : por
Institución / Editorial : Universidade Tiradentes (UNIT)
Citación : NUNES, K. S. C.; SANTANA, E.; NASCIMENTO, M. B. da C. A relação entre a escrita e a funcionalidade da língua portuguesa. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 2, n. 3, p. 75-85, mar. 2015. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/view/2007>. Acesso em: 03 set. 2018.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8837
Aparece en las colecciones: DEDI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EscritaFuncionalidadeLinguaPortuguesa.pdf200,02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.