Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8842
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Formação docente: uma reflexão acerca da educação inclusiva |
Autor(es): | Santos, Josefa Alves dos Santos, Ana Karoline Almeida dos Nascimento, Marilene Batista da Cruz |
Data do documento: | Mai-2017 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivos identificar a configuração das produções científicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referentes às políticas públicas de inclusão, bem como analisar suas inter-relações com a formação do professor, no período de 2013-2015. Tratase de uma pesquisa qualitativa, do tipo estado do conhecimento, que norteou a busca de informações e o levantamento de dados produzidos na pós-graduação do stricto sensu no Brasil. Utilizou-se o método de análise textual discursiva (ATD), com base na leitura flutuante de teses e dissertações. Mediante o processo de análise surgiram as seguintes categorias: políticas públicas de inclusão e formação do professor na perspectiva da educação inclusiva. Concluiu-se que há divergências em relação à práxis na formação docente relacionada ao ensino e à aprendizagem na educação especial. |
Abstract: | This article aims to identify a configuration of scientific productions of the Coordination for the Improvement of Higher Educational Personnel (Capes) regarding public policies of inclusion, as well as to analyze the interrelationships with the teacher education, in the period of 2013-2015. This is a qualitative research, of the state of knowledge state, that guided a the search of information and the data collection produced in the postgraduate of stricto sensu in Brazil. Was used the method of Discursive Textual Analysis (DTA), based on floating reading on theses and dissertations. Through the process of analysis emerged the following categories: public policies of inclusion and the teacher education in perspective of inclusive education. It is concluded that there are divergences in relation to praxis in the teacher education related to teaching and learning in special education. |
Palavras-chave: | Formação do professor Políticas públicas Educação inclusiva Teacher education Public policies Inclusive education |
ISSN: | 2179-0663 |
Parte de : | X Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) / XI Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie) |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor da Universidade Tiradentes (GPGFOP/Unit/CNPq) |
Citação: | SANTOS, J. A. dos; SANTOS, A. K. A. dos; NASCIMENTO, M. B. da C. Formação docente: uma reflexão acerca da educação inclusiva. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 10.; FÓRUM PERMANENTE INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 11., 2017, Aracaju. Anais eletrônicos... Aracaju: UNIT, 2017. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/5385>. Acesso em: 03 set. 2018. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8842 |
Aparece nas coleções: | DEDI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FormacaoDocenteEducacaoInclusiva.pdf | 326,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.