Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8859
Tipo de Documento: Artigo
Título : Desvelando metodologias para a educação ambiental em escolas: sentidos, discursos e práticas
Autor : Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Fecha de publicación : 2014
Resumen: A Educação Ambiental (EA) nasce da sensibilidade de aliar conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural a uma nova consciência de valores, de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais, com perspectiva de ajudar a formar uma mentalidade impulsionadora da construção de um novo paradigma emancipador. Partindo dessas assertivas, neste ensaio, discute-se a importância das metodologias no pensar e no fazer educativo ambiental em sintonia com a EA Crítica. Entendendo-as como ferramentas de mudança da sociedade antidemocrática, subversiva ao capital financeiro. Assim, com o objetivo de refletir e apontar caminhos de consolidação da EA Crítica, busca-se discutir minimamente sobre essas metodologias e suas respectivas potencialidades para a emancipação e transformação da ordem dominante, instaurada no regime de exclusão das relações sociais e, sobretudo, da relação ser humano e natureza.
Resumen : Environmental education rises due to the sensibility to ally scientific, technologic, artistic and cultural knowledges to a new conscience of values of respect for human beings and for natural resources, under the perspective on helping to form an impeller mentality of construction of a new emancipator paradigm. Considering these assertives, in this essay, we discuss the importance of the methodologies in environmental educational thinking and doing in line with Critical Environmental Education. Understanding them as tools for changes of the anti-democratic society, subversive of financial capital. Thus, with the objective of reflecting and pointing ways to consolidation of the Critial Environmental Education, we seek to discuss minimally about these methodologies and their respective potentialities for emancipation and transformation of the dominant order found in exclusion regime of social relations and, mainly, of the relation between human being and nature.
Palabras clave : Educação ambiental formal
Metodologias
Prática pedagógica
Formal environmental education
Methodologies
Teaching practice
ISSN : 2359-4993
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental – GEPEASE/UFS ; Projeto Sala Verde/UFS
Citación : NEPOMUCENO, A. L. O. Desvelando metodologias para a educação ambiental em escolas: sentidos, discursos e práticas. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 1, n. 1, p. 53-68, 2014. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revisea/article/view/3207/2801>. Acesso em: 5 set. 2018.
License: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8859
Aparece en las colecciones: DBI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RevelandoMetodologiasEducaçaoAmbiental.pdf266,88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.