Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8863
Tipo de Documento: Artigo
Título : A identidade docente aos olhos das crianças
Otros títulos : The teachers’ identity under the eyes of children
Autor : Santos, José Douglas Alves dos
Fecha de publicación : jun-2013
Director(a): Lucini, Marizete
Resumen: Este artigo resulta de uma investigação sobre a identidade docente na contemporaneidade na concepção das crianças. Leva-se em consideração a quebra de imagens que esse profissional vem tendo em seu próprio campo de trabalho, por meio das diversas transformações sociais ocorridas nas últimas décadas e das novas relações estabelecidas com os discentes. Refletimos sobre algumas das representações docentes advindas de pesquisas científicas e também aquelas expressas através das narrativas das crianças. Atribuímos um sentido político e cultural às imagens captadas pelas crianças sobre o professor e seu papel social. Nesse sentido, as consideramos sujeitos sociais, culturais, e de direitos; seres sociais produtores de cultura. Na relação entre professores e alunos percebemos – salientando as poucas exceções – um diálogo que permanece fechado às múltiplas possibilidades formativas. Tendo como base de investigação a pesquisa qualitativa, apresentamos a(s) identidade(s) docente e algumas de suas problemáticas, o que possibilita refletir sobre a necessidade de ressignificação da identidade docente na contemporaneidade.
Resumen : This article results from an investigation on the teachers’ identity contemporaneously in children’s conception. We take in consideration the image shattering this professionals have been having within their work field, through the much diverse social transformations that have occurred in the last decades and the new relationships established with the student body. We reflect upon some of the teachers’ representations derived from scientific researches and also those expressed through the children’s narratives. We attributed political and cultural sense to the images the children picked up on their teachers and their social role. This way, we consider them social, cultural and rightful beings; social beings that are producers of culture. In the relationship between teachers and students we noticed – stressing out the few exceptions – a dialogue that remains closed to the multiple formative possibilities. Having the qualitative research as our investigation basis, we present the teachers’ identity(ies) and some of their problematic, which enable reflection upon the need for the ressignification of the teachers’ identity contemporaneously.
Palabras clave : Identidade docente
Identidades docentes
Crianças
Educação
Teachers' identity
Teachers' identities
Children
Education
ISSN : 1984-1566
Es parte de: Revista Pedagógica
Idioma : por
Institución / Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
Citación : SANTOS, J. D. A. dos; LUCINI, M. A identidade docente aos olhos das crianças. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 15, n. 30, p. 453-480, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1577>. Acesso em: 06 set. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos autores
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8863
Aparece en las colecciones: DED - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IdentidadeDocenteCriancas.pdf1,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.