Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9177
Tipo de Documento: Monografia
Título: Estratégias argumentativas presentes no discurso político do ex-governador Marcelo Déda : uma análise retórica
Autor(es): Oliveira, Márcia Cristina do Nascimento Santos
Data do documento: 19-Mai-2016
Orientador: Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
Resumo: A retórica para Aristóteles “é um corpus com determinado objeto e um método verificativo dos passos seguidos para se produzir a persuasão” (CITELLI, 1997, p. 10). Tomando como base a definição de Aristóteles, este trabalho tem a intenção de analisar a maneira como o ex governador Marcelo Deda utiliza-se das estratégias argumentativas para conseguir obter a eficácia em seu discurso. Para tanto, avaliaremos o modo como esses argumentos estão empregados em meio ao discurso com o intento de alcançar o efeito esperado: a persuasão, que representa a adesão de um outro a uma determinada linha de raciocínio, neste caso, o orador busca persuadir seus eleitores de que fizeram a escolha certa e de que ele será um bom governador. Para a construção deste trabalho, tomamos como base Aristóteles e outros teóricos centrados nos estudos da retórica e da argumentação de base aristotélica, entre eles estão: Adilson Citteli (1997), Luiz Antônio Ferreira (2010), Perelman e Tyteca (2005), Ponzio (2008), Lineide Mosca (2004), e Olivier Reboul (2004). Para examinar a eficácia do discurso de Déda, analisamos recortes de seu discurso em que podemos observar alguns argumentos utilizados por ele, como o argumento da justiça e o argumento de autoridade, dentre outros. Ainda nos trechos analisados, foi possível observar que Marcelo Déda procurava manter uma relação de confiabilidade com seu público, uma vez que demonstrava estar não somente ciente dos problemas e das necessidades do povo sergipano, como também preocupado em resolver esses problemas e interessado em dar continuidade aos seus trabalhos em benefício da sociedade sergipana.
Palavras-chave: Retórica
Argumentação
Discurso
Persuasão
Política
Oratória
Política linguística
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citação: OLIVEIRA, Márcia Cristina do Nascimento Santos. Estratégias argumentativas presentes no discurso político do ex-governador Marcelo Déda : uma análise retórica. 39 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9177
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcia_Cristina_Nascimento_Santos_Oliveira.pdf372,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.