Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9207
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 4 - Educação e inclusão
Issue Date: Sep-2015
Keywords: Educação
Inclusão
Educação inclusiva
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 9., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2015. Disponível em: <http://educonse.com.br/ixcoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 10 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9207
Appears in Collections:Anais 2015 - IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfAlanne de Jesus Cruz - A formação inicial de professores de matemática em Sergipe em relação à deficiência auditiva293,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
2.pdfAna Lídia Braga Melo Cunha - Ação TEC NEP e formação humana integral: ações inclusivas implantadas na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica (1999 - 2014)250,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
3.pdfAngelica de Fatima Piovesan - Uma ponderação das contribuições de Dewey, Montessori E Vigotski para a educação das crianças com altas habilidades/superdotação247,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
4.pdfAntenor de Oliveira Silva Neto - Desafios nas práticas pedagógicas para inclusão de deficientes visuais ou cegos na rede regular de ensino260,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
5.pdfChristianne Rocha Gomes - Contribuições das representações sociais para o estudo da surdez no campo da educação295,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
6.pdfClaudia Lais Costa Da Silva - Educação inclusiva no processo de aprendizagem: o autismo na escola emef arthur bispo do rosário em Aracaju/SE258,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
7.pdfCristiane Gomes Ferreira - Educação inclusiva na formação inicial de professores: um estudo sobre a experiência nos cursos de licenciatura da UNEB/campus x: avanços e desafios457,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
8.pdfCristina Araujo Ramos Reis - Exercício docente de uma professora com baixa visão: obstáculos e estratégias no ensino superior269,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
9.pdfDalmo Dantas Gouveia - A formação social movendo a formação escolar210,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
10.pdfDayse Fontes Gonçalves - Incentivo e promoção à leitura: a contação de histórias como instrumento para a alfabetização de crianças surdas nas séries iniciais267,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
11.pdfEdson Peixoto Andrade - Educação de jovens e adultos: reflexões acerca de desafios e possibilidades289,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
12.pdfEliana da Silva Rodrigues - Inclusão do “nome social” no sistema educacional na cidade do rio de janeiro: uma questão de nome próprio!265,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
13.pdfElizete Santos Balbino - Autismo e inclusão escolar: um estudo a partir da psicanálise274,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
14.pdfGenuzi de Lima - A chegada dos dessemelhantes à escola: um novo olhar258,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
15.pdfGilvania dos Santos - O que dizem as mães sobre a inclusão e o desenvolvimento das crianças com autismo: um estudo de caso256,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
16.pdfGreisse Kelly Silva Santos - Surdez e letramento: uma discussão social261,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
17.pdfIara Maria Campelo Lima - Pedagogia hospitalar: um estudo sobre a inclusão292,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
18.pdfIldema Gomes Aragão - As representações sociais e a relação com o saber: o ensino de ciências para o deficiente visual269,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
19.pdfIrami Bila da Silva - Leitura e escrita da matemática em libras: uma abordagem no ensino-aprendizagem de surdos242,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
20.pdfIranilde dos Santos Rocha Souza - Cultura e identidade surda: a libras como instrumento de inclusão284,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
21.pdfIranilde Dos Santos Rocha Souza - História e filosofia da educação dos surdos no Brasil e em Sergipe242,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
22.pdfJacqueline Menezes Barbosa - A importância de interpretar a realidade através de experiências registradas: um estudo de caso sobre a surdez291,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
23.pdfJose Antonio Correia de Souza - Análise de alguns conceitos teóricos em educação inclusiva e a percepção de professores de artes em três escolas públicas de Salvador/BA272,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
24.pdfJosevânia Teixeira Guedes - A história da educação especial na construção da história da educação brasileira209,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
25.pdfJosilene Souza Lima Barbosa - Em busca da verdadeira inclusão: o uso da tecnologia assistiva em prol da educação inclusiva252,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
26.pdfJuliana Duarte da Costa Coelho - A conversação na inclusão escolar da pessoa autista: uma contribuição da psicanálise245,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
27.pdfJuliana Nascimento de Alcântara - Vínculos e compartilhamentos no espaço escolar: a comunicação alternativa no processo de inclusão242,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
28.pdfJuliene Santos Oliveira - Educação matemática inclusiva: atividades do PIBID UFS231,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
29.pdfKarla Muniz Belem - Formação do professor e educação inclusiva: um estudo de caso de Ilhéus-Bahia261,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
30.pdfLaura Cristina Vieira Pizzi - Pobreza e a desigualdade escolar: análise de duas escolas públicas de ensino fundamental em Maceió/AL232,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
31.pdfLaurisana Dantas Lima - Classes hospitalares:uma nova possibilidade de (re)inclusão educacional313,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
32.pdfLívia Couto Guedes - Refetindo sobre a empregabilidade das pessoas com deficiência: relações entre barreiras atitudinais e a escola304,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
33.pdfLuciane Porto Frazão de Sousa - Saberes docentes e práticas pedagógicas: escola como espaço de potência para o uso de tecnologias assistivas250,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
34.pdfMagna Cecília Sobral Silva - Inclusão ou exclusão: como as crianças com necessidades especiais, são inseridas nas escolas regulares do município de barra dos coqueiros no estado de Sergipe217,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
35.pdfMarcia de Oliveira Sales - A educação inclusiva no colégio estadual Ruy Barbosa: minha experiência com os surdos219,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
36.pdfMargarida Maria Teles - Experiências sensoriais na formação de professores na perspectiva da educação inclusiva231,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
37.pdfMaria Auxiliadora de Sousa - O diferencial do olhar que inclui - o surdo na perspectiva da inclusão educacional na escola pública em General Maynard, no estado de Sergipe202,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
38.pdfMaria Carolina Lima Farias - Desvelando barreiras arquitetônicas praticadas contra pessoas com deficiência em uma instituição de ensino superior do agreste alagoano293,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
39.pdfMirelly Karlla da Silva - A importância da formação do professor frente ao autismo: estratégias educativas adaptadas264,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
40.pdfNadjane Gonçalves de Oliveira - Direito à educação de crianças com deficiência: por uma escola inclusiva244,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
41.pdfNágib José Mendes dos Santos - Iniciativas de acessibilidade no ensino superior: informações, em libras, sobre o curso de pedagogia da UFAL / campus de Arapiraca269,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
42.pdfPablo Ramon Lima de Barros - Ensino de funções para alunos surdos da 1ª série do ensino médio: narrativas em libras no pensamento matemático264,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
43.pdfPerolina Souza Teles - O espaço da educação inclusiva na formação de professores: uma análise de currículos de cursos de pedagogia no estado de Sergipe213,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
44.pdfRichardson Batalha de Albuquerque - Avaliação escolar e educação especial: conceitos e contextos212,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
45.pdfSuely Moura Cruz - Acessibilidade arquitetônica dos espaços de lazer em Aracaju: visitando as estruturas do ginásio de esportes Constâncio Vieira264,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
46.pdfTereza Simone Santos de Carvalho - Salas de recursos multifuncionais e atendimento educacional especializado: a quem servem?218,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
47.pdfThayane Karolyne Santos de Jesus - Fundamentos da educação inclusiva: todo professor precisa ser formado para inclusão249,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
48.pdfThiago Hallison Medeiros de Lima - Educação física e autismo numa perspectiva inclusiva: um levantamento bibliográfico a partir de revistas online238,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
49.pdfTiago Alves Barbosa - Inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular: concepções de professores de uma escola pública307,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
50.pdfValéria Simplício da Silva - Curso de pedagogia: gênese da implantação da língua brasileira de sinais como disciplina curricular obrigatória291,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
51.pdfValéria Simplício da Silva - A disciplina “língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua” no ensino superior e a educação bilíngue para pessoas surdas226,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
52.pdfVanessa Dayane Alves da Silva - A sala de recursos como oportunidade no processo de ensino e aprendizagem teatral233,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
53.pdfVanessa Nicolau Freitas dos Santos - O olhar da família sobre a inclusão escolar da criança com transtorno do espectro do autismo (TEA)284,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
54.pdfViviane Borges Dias - Abordagem da educação inclusiva nas matrizes curriculares dos cursos de formação de professores na universidade estadual de Santa Cruz - Bahia364,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
55.pdfViviane Nunes Sarmento - A colaboração como ferramenta de reflexões e diálogos: o ensino da libras e o professor ouvinte em foco292,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
56.pdfWandegreice Santana Cordeiro - Um olhar sobre o ensino de língua portuguesa na educação de surdos do ensino médio: um estudo de caso247,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.