Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9225
Document Type: | Monografia |
Title: | Mulher, educação e sexualidade nos anos iniciais do século XX : o pensamento da médica Ítala Silva de Oliveira |
Authors: | Santos, Mislene Batista |
Issue Date: | 5-May-2017 |
Advisor: | Antônio, Edna Maria Matos |
Resumo : | O presente trabalho foi realizado com intuito de trazer mais informações sobre a trajetória historiográfica da História das Mulheres; explicitando as razões pelas quais uma mulher médica, Ítala Silva de Oliveira nos anos iniciais do século XX, resolveu escrever sobre sexualidade e educação sexual, enfrentando assim toda uma sociedade extremamente machista, patriarcalista e com ideais religiosos bastante arraigados. Para este estudo nos apoiamos em bibliografia para compreender a discussão de gênero na historiografia. Nossa fonte foi a tese médica que Ítala Silva de Oliveira elaborou para finalizar o curso de medicina na Bahia em 1927. Do seu pensamento, ressalta-se orientação categórica que a mulher deve ter os mesmos direitos que o homem no que tange a educação, ao casamento e a sexualidade |
Keywords: | História Ensino de história Mulher Educação Sexualidade Ítala Silva de Oliveira Eduçao sexual |
Subject CNPQ: | OUTROS |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Department: | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial |
Citation: | Santos, Mislene Batista. Mulher, educação e sexualidade nos anos iniciais do século XX : o pensamento da médica Ítala Silva de Oliveira. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Graduação em História) - Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9225 |
Appears in Collections: | História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mislene_Batista_Santos.pdf | 366,47 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.