Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9374
Document Type: Monografia
Title: A influência da mídia e do meio nos times preferidos dos sergipanos : uma questão discursiva
Authors: Santos, Clayton Barbosa dos
Issue Date: 19-May-2016
Advisor: Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
Resumo : Um dos objetivos de todos os discursos é influenciar as pessoas a quem eles se dirigem, partindo desse pressuposto, e levando em consideração que boa parte dos sergipanos torce por times cariocas ou paulistas, vimos à necessidade de identificar se isso é resultado de influências da mídia e do meio ou uma escolha do indivíduo. Assim, por meio da análise de programas esportivos e de questionários, observaremos se as pessoas são mesmo influenciadas pela mídia televisiva com relação aos times de futebol e como as emissoras conduzem discursivamente os sujeitos a torcerem por este ou aquele time, atraindo a atenção dos telespectadores e privilegiando a audiência e os patrocínios. Veremos, ainda, se o meio, principalmente nas relações familiares, também tem esse poder de manipulação ou de indução. Para isso, baseamo-nos, nos estudos da AD de linha francesa, sobretudo nas teorias de Charaudeau (2012), Fernandes (2012), e Eni Orlandi (2001), entre outros.
Keywords: Futebol
Mídia
Telespectador
Jogos Sergipe (SE)
Jornalismo eletrônico
Comunicação de massa
Audiência
Torcedores
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citation: SANTOS, Clayton Barbosa dos. A influência da mídia e do meio nos times preferidos dos sergipanos : uma questão discursiva. 2016. 32 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9374
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clayton_Barbosa_Santos.pdf321,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.