Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9605
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Processos de letramento de adultos e crianças no contexto do convívio familiar |
Autor : | Jesus, Laislene Tavares de |
Fecha de publicación : | 16-may-2016 |
Director(a): | Vianna, Humberto Luiz Galupo |
Resumen: | Este trabalho consiste em acompanhar eventos de letramento em meios considerados pouco letrados, a partir do estudo de caso de adultos que participam das atividades escolares extra-classe de seus filhos, através do convívio com a criança e do uso e das práticas da linguagem oral e escrita fora da instituição educativa, como também refletir sobre o papel dos pais no incentivo dos alunos à leitura e a escrita. Ao abordar questões relacionadas ao processo de alfabetização e letramento, entende-se que são processos indissociáveis que devem caminhar juntos levando-se em conta, também, a experiência familiar. Nessa mesma perspectiva, há também uma reflexão sobre o trabalho com o letramento e alfabetização dentro da escola, que deveria dar relevância à experiência familiar ou de convívio não escolar dos alunos. A pesquisa foi estruturada em três estudos de casos de famílias de alunos de escolas públicas no Município de Itabaiana/SE. Segundo Araújo et al. (2008), o estudo de caso é uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. Paralelamente ao estudo de caso, utilizei as abordagens de Maturana (1998), Tomasello (2003) e Vyigotsky (1998) para a discussão da relação entre convívio social e construção do conhecimento e, para uma abordagem do letramento, utilizamo-nos principalmente de Soares (2011; 2010; 2008), Ferreiro (2011; 1991) e Terzi (1995), entre outros, além de Freire (1989) na discussão do processo educacional e do papel do professor, estabelecendo uma discussão sobre a relação entre adultos e crianças e suas implicações para o ensino e aprendizagem de ambos no convívio familiar e escolar. |
Palabras clave : | Letramento Alfabetização Convívio familiar Relação adulto-criança Prática social Educação Participação dos pais Sociologia educacional Itabaiana (SE) |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial |
Citación : | JESUS, Laislene Tavares de. Processos de letramento de adultos e crianças no contexto do convívio familiar. 2016. 35 f. TCC (Graduação em Letras ) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9605 |
Aparece en las colecciones: | Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laislene_Tavares_Jesus.pdf | 350,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.