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Tipo de Documento: Dissertação
Título : "Em nome do povo, do Estado e da família"? : uma análise dos documentos reguladores da educação infantil em Feira de Santana - Bahia
Autor : Menezes, Tailla Caroline Souza
Fecha de publicación : 28-feb-2018
Director(a): Cardoso, Lívia de Rezende
Resumen: Em diferentes formatos, estilos e enredos a família tem se apresentado na contemporaneidade como uma instituição social cada vez mais diversa. Contudo, algumas instituições vinculadas, principalmente, aos discursos conservadores continuam utilizando ferramentas ideológicas do Estado para manter sua hegemonia discursiva, na qual conceitua a família como uma instituição homogênea e, sobretudo, heterossexual. Visando compreender como o âmbito legal, enquanto uma potente ferramenta ideológica, traz a instituição familiar em seus textos esta dissertação analisa as concepções de família presentes nos principais documentos reguladores da Educação Infantil do município de Feira de Santana-Bahia. A pesquisa se fundamenta no método materialista histórico-dialético como forma de compreensão da realidade e se baseia na metodologia da análise documental amparada na Análise de Conteúdo para seleção e tratamento dos documentos oficiais e não-oficiais que compõem o estudo. Como conclusões identificamos: Uma discussão incipiente sobre a diversidade familiar nas investigações que abordam a vinculação dessa instituição com a Educação Infantil; A disputa entre dois grupos nos espaços de poder: os religiosos, que alegam a defesa de uma perspectiva biologizante, conservadora e patriarcal, e o grupo que defende a ampliação do conceito de família e o debate acerca das sexualidades, especialmente, a comunidade LGBT; Três temas no qual o termo família (e seus sinônimos) está inscrito: a corresponsabilidade da educação entre o Estado e a(s) família(s); articulação da educação com outras áreas e relação família-escola. Ao correlacionarmos as conclusões obtidas neste estudo, notamos que apesar da diversidade familiar ser uma realidade concreta no Brasil, o conjunto de documentos analisados nos revelou que o discurso que prevalece legitimado em forma de lei não é só dos conservadores, como também do próprio Estado.
Resumen : En diferentes formatos, estilos y enredos la familia ha sido presentada en la contemporaneidad como una institución social cada vez más diversa. A pesar de esto, algunas instituciones vinculadas principalmente, a los discursos conservadores continúan utilizando herramientas ideológicas del Estado para mantener su hegemonía discursiva, en la cual conceptúa a la familia como una institución homogénea y, sobre todo, heterosexual. Buscando comprender como el ámbito legal, esta como una potente herramienta ideológica, trae la institución familiar en sus textos esta disertación analiza las concepciones de familia presentes en los principales documentos reguladores de la Educación Infantil del municipio de Feira de Santana-Bahia. La investigación se fundamenta en el método materialista histórico-dialectico como forma de comprensión de la realidad y se basa en la metodología de análisis documental amparada en el Análisis del Contenido para la selección y tratamiento de los documentos oficiales y no oficiales que componen el estudio. Como conclusiones identificamos: una discusión incipiente sobre la diversidad familiar en las investigaciones que abordan la vinculación de esta institución con la Educación Infantil; La disputa entre dos grupos en los espacios de poder: los religiosos, que alegan la defensa de una perspectiva biológica, conservadora y patriarcal, y el grupo que defiende la ampliación del concepto de familia y el debate acerca de las sexualidades, especialmente, la comunidad LGBT; Tres temas en el cual el termino familia (y sus sinónimos) está inscrito: la corresponsabilidad de la educación entre el Estado y la(s) familia(s); articulación de la educación con otras áreas y relación familia-escuela. Al correlacionar las conclusiones obtenidas en este estudio, notamos que a pesar de la diversidad familiar de ser una realidad concreta en Brasil, el conjunto de documentos analizados nos revelo que el discurso que prevalece legítimo en forma de ley no es solo de los conservadores, sino que también del propio Estado.
Palabras clave : Educação
Feira de Santana (BA)
Família
Educação de crianças
Legislação do ensino
Educação e Estado
Diversidade familiar
Legislação educacional
Hegemonia
Educação infantil
Familia
Diversidad familiar
Legislación educacional
Educación infantil
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : MENEZES, Tailla Caroline Souza. "Em nome do povo, do Estado e da família"? : uma análise dos documentos reguladores da educação infantil em Feira de Santana - Bahia. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9621
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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