Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9662
Tipo de Documento: Monografia
Título: Práticas alternativas no ensino de História : da década de 1990 aos dias atuais
Autor(es): Nascimento, Marcos Vinicius Santos do
Data do documento: 6-Out-2017
Orientador: Silva, Marcos
Resumo: O presente artigo tem por objetivo expor algumas práticas metodológicas voltadas ao ensino de história que se desenvolveram após as mudanças nas políticas educacionais ocorridas no país a partir da década de 1990. Aqui procuraremos explanar de maneira breve sobre o contexto histórico inicial e a partir disso elencar e ponderar algumas práticas alternativas no ensino de história que se constituíram ao longo dos anos, também trazendo à tona reflexão a respeito das novas competências que o professor deve adquirir para melhor se adaptar as mudanças e aos diferentes contextos, propostas por Philippe Perrenoud. Utilizaremos como referencial teórico a teoria apoiada na história cultural e no que se refere a consciência histórica proposto por Jörn Rüsen
Abstract: Objetivo de este artículo es presentar algunas prácticas metodológicas centradas en la enseñanza de la historia que se desarrolló después de los cambios en las políticas educativas que ocurrieron en el país a partir de la década de 1990. Aquí vamos a intentar explicar brevemente el contexto histórico y, a partir de ese punto, ponderar algunas prácticas alternativas en la enseñanza de la historia que se han constituido a lo largo de los años, trayendo también una reflexión sobre las nuevas competencias que el profesor debe adquirir para adaptar mejor los cambios y los diferentes contextos propuestos por Philippe Perrenoud. Utilizaremos como referencia teórica la teoría basada en la historia cultural y en la conciencia histórica propuesta por Jörn Rüsen
Palavras-chave: História
Ensino de história
Políticas educacionais
Ensino médio
Currículo
Nuevas habilidades
Prácticas alternativas
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citação: Nascimento, Marcos Vinicius Santos do. Práticas alternativas no ensino de História : da década de 1990 aos dias atuais. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (graduação de História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9662
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos_Vinicius_Santos_Nascimento.pdf223,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.