Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9662
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Práticas alternativas no ensino de História : da década de 1990 aos dias atuais |
Autor(es): | Nascimento, Marcos Vinicius Santos do |
Data do documento: | 6-Out-2017 |
Orientador: | Silva, Marcos |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo expor algumas práticas metodológicas voltadas ao ensino de história que se desenvolveram após as mudanças nas políticas educacionais ocorridas no país a partir da década de 1990. Aqui procuraremos explanar de maneira breve sobre o contexto histórico inicial e a partir disso elencar e ponderar algumas práticas alternativas no ensino de história que se constituíram ao longo dos anos, também trazendo à tona reflexão a respeito das novas competências que o professor deve adquirir para melhor se adaptar as mudanças e aos diferentes contextos, propostas por Philippe Perrenoud. Utilizaremos como referencial teórico a teoria apoiada na história cultural e no que se refere a consciência histórica proposto por Jörn Rüsen |
Abstract: | Objetivo de este artículo es presentar algunas prácticas metodológicas centradas en la enseñanza de la historia que se desarrolló después de los cambios en las políticas educativas que ocurrieron en el país a partir de la década de 1990. Aquí vamos a intentar explicar brevemente el contexto histórico y, a partir de ese punto, ponderar algunas prácticas alternativas en la enseñanza de la historia que se han constituido a lo largo de los años, trayendo también una reflexión sobre las nuevas competencias que el profesor debe adquirir para adaptar mejor los cambios y los diferentes contextos propuestos por Philippe Perrenoud. Utilizaremos como referencia teórica la teoría basada en la historia cultural y en la conciencia histórica propuesta por Jörn Rüsen |
Palavras-chave: | História Ensino de história Políticas educacionais Ensino médio Currículo Nuevas habilidades Prácticas alternativas |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Nascimento, Marcos Vinicius Santos do. Práticas alternativas no ensino de História : da década de 1990 aos dias atuais. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (graduação de História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9662 |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcos_Vinicius_Santos_Nascimento.pdf | 223,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.