Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9685
Tipo de Documento: Monografia
Título : Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente : um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis
Autor : Boto, Karolina de Santana
Fecha de publicación : 6-ene-2015
Director(a): Braz, Márcia Ivo
Resumen: Considerando que quando a leitura começa a ser desenvolvida a partir da adolescência, num período mais conturbado, essa prática aparece com certa desmotivação. Nesse sentido, a falta de biblioteca na escola ou a falta de atualização ou diversificação do acervo também prejudica esse desenvolvimento do hábito de ler. Diante da importância de se estabelecer o hábito da leitura numa fase onde o indivíduo não é mais criança, mas também não é adulto, o objetivo geral deste estudo é desenvolver um breve estudo sobre os best-sellers e identificar características de leitura no público adolescente de uma escola particular da cidade de Aracaju/SE, propondo atividades de incentivo à leitura adequada a este público da biblioteca escolar particular. De modo específico, serão abordados os seguintes pontos: Identificar as necessidades dos adolescentes do sétimo ao nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio na busca de leitura, e se praticam através do acesso e do uso da biblioteca escolar ou através de outros meios; Propor alternativas para incentivar a leitura e a formação do leitor, através da biblioteca escolar para os adolescentes do ensino médio; Abordar os Best Seller (literatura de massa) e suportes tecnológicos de comunicação como forma de incentivar o hábito de leitura entre os adolescentes de ensino médio. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica, o presente estudo de caso colheu informações por meio de questionários com professores e alunos do Colégio Americano Batista, com o intuito de identificar questões referentes aos hábitos de leitura e a inclusão dos Best-sellers como ferramenta didática e prática prazerosa e cotidiana
Resumen : Whereas when the reading begins to be developed from the adolescence, in a troubled period, this practice appears with some motivation. In this sense, the lack of school library or the lack of update or diversification of assets also affect this development of the habit of reading. Given the importance of establishing the habit of reading at a stage where the individual is no longer a child, but it's not adult, the aim of this study is to develop a brief study of the bestsellers and identify playback features in the teen audience a private school in the city of Aracaju / SE, proposing activities to encourage proper reading of this particular school library. Specifically, the following points will be discussed: Identify the needs of adolescents from the seventh to the ninth year of elementary school and the first year of high school in search of reading and practice through access and use of the school library or through other means; Propose alternatives to encourage reading and the formation of the reader through the school library for high school students; Addressing the Best Seller (mass literature) and technological communications media as a way to encourage the habit of reading among high school adolescents. Using the literature, this case study collected information through questionnaires with teachers and students of the Colégio Americano Batista, in order to identify issues related to reading habits and the inclusion of best-sellers as a teaching tool and practice pleasant and everyday
Palabras clave : Ciência da informação
Ensino de ciência da informação
Leitura
Adolescentes
Best-sellers
Reading
Teens
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
Citación : Boto, Karolina de Santana. Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente : um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis. São Cristóvão, SE, 2015. Monografia (bacharelado em Biblioteconomia e Documentação) – Curso de Biblioteconomia e Documentação, Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9685
Aparece en las colecciones: Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Karolinne_Santana_Boto.pdf706,26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.