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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9873
Document Type: | Monografia |
Title: | Elaboração de maquetes para deficientes visuais no ensino de Ecologia |
Authors: | Lima, Fellipe dos Santos |
Issue Date: | 31-Oct-2017 |
Advisor: | Bocchiglieri, Adriana |
Resumo : | A educação inclusiva é um tema de grande importância no contexto escolar. A aplicação de técnicas, atividades ou recursos didáticos voltados a essa temática se faz necessária para que seja possível atender uma gama maior de alunos. Práticas pedagógicas que tornem o aprendizado mais fácil e dinâmico são maneiras eficientes de incluir alunos portadores de deficiência no contexto escolar. No presente estudo, trabalhou-se a confecção de recursos didáticos, direcionados a alunos do ensino médio com deficiência visual, voltados ao ensino de ecologia. Após a análise do conteúdo programático, duas maquetes foram construídas e, por meio de uma intervenção avaliativa, a sua eficácia foi validada. A primeira maquete representa o processo de sucessão vegetal e é composta por uma área aberta, seguida por áreas de sucessão primária e secundária e a última que representa o clímax. A segunda maquete representa o contexto do nicho espacial utilizando como modelo três espécies de anfíbios em um ambiente de lagoa. A validação do material se deu pela apresentação dos mesmos, a um estudante, deficiente visual, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe, onde o mesmo pôde manusear o material e expressar suas opiniões sobre a qualidade do mesmo. As opiniões e críticas do aluno colaborador foram positivas e os conceitos propostos pelas duas maquetes puderam ser reconhecidos e entendidos. O aluno apresentou também contribuições a respeito de materiais utilizados para a confecção das maquetes, onde na maquete de sucessão vegetal foi relatada a diferenciação no tipo de vegetação, através da analise das quatro áreas sendo capaz de identificar a diferença na estratificação das mesmas. Já no modelo da maquete de nicho, as diferentes texturas e formas, aplicadas nos modelos de anfíbios, foram percebidas pelo aluno, o mesmo relatou, que a utilização de materiais simples pode ser uma forma efetiva na produção de recursos táteis. Diante da carência de recursos didáticos para a inclusão de alunos com deficiência visual, principalmente no ensino de ciências, esse trabalhou apresentou uma contribuição significativa atuando como um facilitador para a obtenção do conhecimento por esses estudantes visto que o uso de maquetes para retratar de forma tátil os conteúdos de Biologia/Ecologia se mostrou uma maneira efetiva de inclusão de alunos deficientes visuais, ajudando-os no processo de ensino-aprendizagem. Abranger os alunos com deficiência visual oferecendo recursos táteis condizentes com suas necessidades pode motivá-los e despertar o interesse para assuntos que antes eram complexos quando usados sem o auxílio dos recursos |
Keywords: | Biologia Ensino de biologia Educação inclusiva Deficiência visual Ecologia |
Subject CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Department: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citation: | Lima, Fellipe dos Santos. Elaboração de maquetes para deficientes visuais no ensino de Ecologia. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9873 |
Appears in Collections: | Biologia |
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