Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9890
Tipo de Documento: Monografia
Título : Análise do site sergipano explicaê : o uso de novas mídias no ensino de história
Autor : Melo, Ana Dulce Souza de
Fecha de publicación : 27-nov-2018
Director(a): Antônio, Edna Maria Matos
Resumen: Desde seu surgimento no século XX, a internet tem se constituído um fenômeno cada vez mais presente e poderoso. O Ciberespaço tornou-se o espaço no qual novos tipos de relações entre pessoas e objetos são construídos. Nessas interações, a relação com a Educação gerou novas demandas e, também, novas possibilidades, especialmente a partir das mídias digitais. Dessa forma, o ensino de história se depara com a necessidade de pensar modelos educacionais que se relacionem com o digital. Um desses modelos é o ensino online, encabeçado principalmente por canais em plataformas, websites e redes sociais. Propomos, nesta análise, apresentar e discutir a proposta do portal sergipano Explicaê e o seu modelo de ensino, inserindo-o nos debates acerca da interação entre mídias digitais e ensino de história. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica e analisamos dados disponibilizados nos canais do Explicaê, principalmente em vídeo e texto. Embasados nos estudos de Werhmuller e Silveira, Fonseca, Marón e outros, buscamos compreender o processo e a relação ensino-aprendizagem por meio do Explicaê e discutir a necessidade de aperfeiçoamento e consolidação do modelo de ensino online
Resumen : Since its emergence in 20th century, internet has been an increasingly present and powerful phenomenon. Cyberspace became the place where new relations between people and objects are built. Within these interactions, the relation with Education created new demands, and also new possibilities, especially as from digital media. In this way, history teaching come across the needing of thinking educational models that relate to the digital. One of these models is the online teaching, conducted by channels in platforms, websites and social networks. We object, in this analysis, to present and discuss the proposal and teaching model of the Explicaê, inserted in the debates about the interaction between social media and history teaching. To do so, we conducted a bibliographical research and analyzed data available in Explicaê channals, especially in video and text. Based in the studies of Werhmuller e Silveira, Fonseca, Marón and others, we seek to comprehend the process and the teaching-learning relation through Explicaê and to discuss the needing of improvement and consolidation of the online teaching model
Palabras clave : História
Ensino de história
Mídias digitais
Ensino online
Site explicaê
Digital media
Online teaching
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citación : Melo, Ana Dulce Souza de. Análise do site sergipano explicaê : o uso de novas mídias no ensino de história. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9890
Aparece en las colecciones: História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ana_Dulce_Souza_Melo.pdf245,5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.