Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9935
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Reflexão sobre prática pedagógica docente de leitura em língua inglesa de uma turma do ensino médio em uma escola pública do estado de Sergipe
Autor : Santos, Maria José dos
Santos, Alexsandra Nascimento dos
Fecha de publicación : jun-2013
Resumen: Este trabalho de pesquisa de cunho etnográfico objetiva analisar a prática de leitura em língua inglesa trabalhada em uma classe do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do estado de Sergipe, Brasil, baseando-se em dados coletados durante uma experiência vivenciada no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no qual observações de aulas foram realizadas durante o período de julho a dezembro de 2011. Esta pesquisa procura refletir sobre a metodologia e as estratégias aplicadas pelo professor ao trabalhar com textos escritos, levando em consideração as questões mencionadas no PNLD 2012 (Programa Nacional do Livro Didático) nos Blocos II e III referentes ao ensino de leitura em língua inglesa, com o propósito de analisar como o professor aborda os textos, de modo que haja preocupação em instigar a reflexão dos alunos, tornando-os mais interessados, participativos, críticos, autônomos na sua aprendizagem e conscientes de seu papel na sociedade. Verificou-se que o professor desta turma, ao abordar tal habilidade, mostrou-se desvinculado das teorias sobre o ensino de leitura em Língua Estrangeira. Entre os autores consultados estão: Almeida Filho, Ângela Kleiman, Paiva, Paulo Freire, Vilson Leffa, além dos documentos oficiais da educação
Palabras clave : Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Práticas pedagógicas
Ensino médio
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do II SEFELI, v. 2, 2013
Idioma : por
Institución / Editorial : LINC/UFS
Citación : SANTOS, M. J. dos; SANTOS, A. N. dos. Reflexão sobre prática pedagógica docente de leitura em língua inglesa de uma turma do ensino médio em uma escola pública do estado de Sergipe. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 2., 2013, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2013. p. 500-509.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9935
Aparece en las colecciones: II Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ReflexaoPraticaPedagogica.pdf12,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.