Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9998
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Redefinindo metodologias de ensino de língua inglesa no ensino fundamental |
Autor : | Oliveira, Thais Rocha dos Santos Silva, Nirlanda Figueiredo da |
Fecha de publicación : | 2016 |
Resumen: | O presente trabalho apresenta o resultado das atividades aplicadas em sala de aula que envolvem o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Essa iniciativa parte do subprojeto Letras-Inglês pertencente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), objetivando ações para contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades de língua inglesa a partir da elaboração e aplicação de unidades de ensino que contemplem conhecimentos vindos de outras áreas. Para realizar a intervenção na turma escolhida, o sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Santarém, Pará, foi necessária a leitura de teóricos como Jane Willis, que discute sobre Task-Based Learning (TBL) e James Asher, sobre Total Physical Response (TPR), e foram elaboradas atividades complementares ao material didático, enfatizando as referidas metodologias de ensino. Isso foi de suma importância para que os alunos absorvessem os assuntos abordados, pois as práticas pedagógicas utilizadas incentivavam os estudantes a participarem ativamente das aulas, não como meros espectadores. Ao final da aplicação, observou-se um gradativo desenvolvimento das competências e habilidades em língua estrangeira. Isso foi verificado a partir do acompanhamento do desempenho dos alunos, em atividades orais e escritas. |
Palabras clave : | Língua estrangeira Ensino de língua estrangeira Ensino-aprendizagem Metodologia |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN : | 2236-2061 |
Es parte de: | Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016 |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | LINC/UFS |
Citación : | OLIVEIRA, T. R. dos S.; SILVA, N. F. da. Redefinindo metodologias de ensino de língua inglesa no ensino fundamental. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 201-2011. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9998 |
Aparece en las colecciones: | III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RedefinindoMetodologiasEnsinoLingua.pdf | 123,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.