Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9999
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Contribuições do PIBID para a formação continuada do professor: percepções, saberes e práticas
Authors: Oliveira, Tamires de
Issue Date: 2016
Resumo : A formação continuada do professor é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas brasileiras. Nessa perspectiva, ressaltamos que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tem proporcionado aos seus professores supervisores, docentes da educação básica de escolas públicas, a oportunidade de avançar na sua formação profissional. Porém, observa-se que ainda há certa lacuna no que tange as pesquisas qualitativas sobre as percepções deste docente acerca de seu próprio papel no PIBID e suas crenças sobre as implicações desta formação para seus alunos. Assim, tivemos por objetivo, nesse estudo, compreender como os supervisores do subprojeto inglês do PIBID da Universidade Federal de Sergipe, percebem seu papel no referido projeto e como eles o avaliam para a sua formação continuada. Como ferramenta de coleta de dados da investigação, optamos por aplicar um questionário contendo perguntas fechadas e abertas, nas quais os pesquisados tiveram condições de expressar livremente seus pensamentos. Nossa fundamentação teórica está alicerçada, sobretudo, nas pesquisas de Gadotti (2005), Gimenez (2011), Nunes (2000), Perrenoud (2001), Rojo (2013), e Tardif (2010). No momento, a pesquisa ainda está sendo executada, portanto ainda não temos os resultados finais.
Keywords: Formação de professores
Formação continuada de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Language: por
Publisher / Institution : LINC/UFS
Citation: OLIVEIRA, T. de. Contribuições do PIBID para a formação continuada do professor: percepções, saberes e práticas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 192-200.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9999
Appears in Collections:III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContribuicoesPIBIDFormacao.pdf70,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.