Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10031| Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
| Título : | PNLD/2018 e o livro didático de língua portuguesa: uma análise |
| Autor : | Souza, Laeiguea Bezerra de |
| Fecha de publicación : | 2018 |
| Resumen: | O presente artigo traz a contribuição e extensão da pesquisa iniciada na dissertação de mestrado "O trabalho com textos argumentativos e o SAEPE: da avaliação externa à reflexão sobre as práticas escolares", na qual foram detectadas as dificuldades dos professores em trabalhar com essa tipologia na sala de aula, o que resultava em níveis baixos de proficiência na avaliação externa e nas aprendizagens. Para contribuir com a metodologia, delimitei como objeto de estudo o gênero dissertativo-argumentativo, uma vez que é mais exigido nos processos seletivos que envolvem o mundo do trabalho e ensino superior. Nesse sentido trago, aqui, a caracterização da tipologia argumentativa com Koch e Fávero (1987) para, em seguida, discutir as especificidades do gênero proposto através de Garcia (1981), Fiorin (2015) e Koch (2016). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise documental a partir da teoria estudada, que visa a apresentar as contribuições e lacunas do livro didático do 3º. ano do Ensino Médio de Língua Portuguesa (PNLD/2018) escolhido em primeiro lugar na EREM Professora Ione de Góes Barros, de Afogados da Ingazeira – PE. Na análise do livro, constatou-se que há omissões no trato com o gênero textual que é proposto como redação no Exame Nacional do Ensino Médio. |
| Palabras clave : | Língua portuguesa Ensino de língua portuguesa Livro didático Tipologia argumentativa Gênero dissertativo-argumentativo |
| Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| ISSN : | 2236-2061 |
| Es parte de: | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
| Idioma : | por |
| Institución: | LINC/UFS |
| Citación : | SOUZA, L. B. de. PNLD/2018 e o livro didático de língua portuguesa: uma análise. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 503-516. |
| License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
| URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10031 |
| Aparece en las colecciones: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PNLD2018LivroDidatico.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
