Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10051
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A aula de língua inglesa na era do pós-método: aliando autonomia docente e a tecnologia |
Autor(es): | Oliveira, Wélica Cristina Duarte de Gallardo, Bárbara Cristina |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma discussão sobre as tendências em abordagens e métodos de ensino, aliados ao uso da tecnologia no ambiente da sala de aula. Ao refletir sobre o pósmétodo, suas implicações e aplicações, compreendemos que este exige do professor uma posição de autonomia frente ao ensino, um posicionamento que precisa ser construído desde a formação e está intimamente ligado à questão da identidade do professor de língua inglesa (LI). As novas tecnologias têm se mostrado uma fonte de auxílio riquíssimo ao profissional docente de maneiras várias, seja no nível da motivação, das atividades de prática escolar ou domiciliar, e das avaliações em campos múltiplos, desde discussões socioculturais a correções gramaticais. Buscamos neste trabalho citar algumas ferramentas e propostas de uso delas pelo professor, compreendendo que no ensino de LI nada que se autoproclama receita pronta/fórmula mágica deve ser considerada dessa forma, mas como um conjunto de possibilidades que precisam ser refletidas e adaptadas ou não à sala de aula real. A pesquisa pretende, como resultado, lançar luz à importância de momentos de reflexão como este no processo de formação do professor de línguas em seus mais diversos ambientes, seja na sala de aula, nos grupos de estudos ou eventos científicos. |
Palavras-chave: | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Ensino Professores de inglês Identidade Tecnologia Metodologia |
Agência de fomento: | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | OLIVEIRA, W. C. D. de; GALLARDO, B. C. A aula de língua inglesa na era do pós-método: aliando autonomia docente e a tecnologia. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 254-267. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10051 |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AulaLinguaInglesaPosMetodo.pdf | 210,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.