Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10456
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Letramento social e cidadania : práticas de leitura para o 6º ano do ensino fundamental (Caderno pedagógico)
Autor(es): Correia, Ingrid Kelly de Oliveira
Data do documento: 2018
Orientador: Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza
Resumo: Caros Professores, Este caderno pedagógico foi especialmente elaborado para você, a fim de que, a partir dele, você possa inserir no cotidiano de sala de aula a discussão de temáticas voltadas para práticas sociais que envolvam relações de convivência, tolerância e respeito aos direitos humanos, por meio da leitura e da compreensão de textos que fomentarão a discussão sobre as práticas cidadãs10 da contemporaneidade. O trabalho com textos que condigam com a realidade dos estudantes traz a oportunidade de a escola desenvolver não só as habilidades de leitura e escrita, mas também a forma de o aluno interagir com o mundo, fomentando o letramento social e evidenciando o contexto social dentro de um quadro de ensino e aprendizagem. Com este Caderno Pedagógico, objetivamos propor um material a partir do qual as habilidades de leitura e escrita também sejam aprimoradas, tendo em vista que a ideologia, a história e o inconsciente são elementos essenciais para uma leitura como prática social e são realizados no texto por meio da língua. Dessa forma, os discursos ecoados nos textos poderão ser percebidos pelos estudantes durante a leitura e refletidos durante a escrita. Este material é resultado de trabalho final apresentado como requisito para conclusão do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Federal de Sergipe. Esperamos verdadeiramente que ele possa contribuir para a reflexão e elaboração de novas práticas pedagógicas para o ensino de língua portuguesa na escola básica nacional, bem como demonstrar que é possível vincular o ensino do português a temáticas que são bastante caras para a sociedade brasileira, tais quais a dignidade humana, o respeito e a tolerância, a igualdade e a valorização das diferenças e das diversidades.
Palavras-chave: Letramento social
Leitura
Cidadania
Caderno pedagógico
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Parte de : Letramento social e cidadania : práticas de leitura para o 6º ano do ensino fundamental
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10456
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INGRID_KELLY_OLIVEIRA_CORREIA-Caderno_Pedagogico.pdf989,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.