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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Retextualização no gênero entrevista : processo de ressignificação da oralidade à escrita por discentes do 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Sousa, Carla Magda da Cunha
Data do documento: 10-Mai-2018
Orientador: Silva, José Ricardo Carvalho da
Resumo: Este Trabalho de Conclusão Final está redigido no formato de uma dissertação e investiga o processo de retextualização de entrevistas acerca da temática da gravidez na adolescência como proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa. Os sujeitos escolhidos para a realização desta pesquisa foram 36 alunos de uma classe do 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual, em Itabaiana-SE. Acreditamos que o gênero discursivo entrevista – nas modalidades oral e escrita da língua – pode promover desafios sociocognitivos no processo interacional em atividades de produção textual. Para tanto, utilizamos como metodologia de pesquisa o estudo de caso, analisando uma proposta de sequência de atividades desenvolvidas em sala de aula com as seguintes etapas: leitura e caracterização do gênero entrevista; proposição da publicação de uma entrevista com a temática da gravidez na adolescência; elaboração de roteiro de perguntas de uma entrevista; realização de uma entrevista com um profissional da área de saúde; e, por fim, realização de atividades de transcrição e retextualização da entrevista oral para o escrito com publicação em uma página da rede social Facebook, da escola. Para o alcance de nosso trabalho foram utilizados como apoio teórico os trabalhos de Marcuschi (2010), Bakhtin (2011), Bronckart (2003), Schneuwly e Dolz (2004), Medina (1990), Fávero (1998,2000), dentre outros. A análise dos dados revelou que o processo de passagem do texto oral para o escrito em atividades de retextualização, com o gênero entrevista, pode contribuir para a melhoria da compreensão interpretativa e da produção textual escrita de alunos do ensino fundamental.
Abstract: This Final Conclusion Paper is written in the format of a dissertation and investigates the process of retextualizing interviews about the theme of pregnancy in adolescence as a proposal for didactic intervention for teaching Portuguese Language. The subjects selected for this research were 36 students from a 9th grade elementary school from a state school in Itabaiana-SE. We believe that the discursive genre interview - in the oral and written modalities of the language - can promote sociocognitive challenges in the interactional process in textual production activities. To do so, we used as a research methodology the case study, analyzing a proposal of a sequence of activities developed in the classroom with the following steps: reading and characterization of the interview genre; proposing the publication of an interview with the subject of teenage pregnancy; preparation of a questionnaire for interviewing, interviewing with a health professional; and, finally, carrying out transcription and retextualization of the oral interview for writing with a publication on a social network page Facebook, from school. For the scope of our work, the works of Marcuschi (2010), Bakhtin (2011), Bronckart (2003), Schneuwly and Dolz (2004), Medina (1990), Fávero (1998,2000) and others . Data analysis revealed that the process of transferring the oral text to writing in retextualization activities, with the interview genre, can contribute to the improvement of the interpretative understanding and the written textual production of elementary school students.
Palavras-chave: Retextualização
Entrevista
Oralidade
Escrita
Práticas sociais
Língua portuguesa
Retextualization
Interview
Orality
Writing
Social practices
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: SOUSA, Carla Magda da Cunha. Retextualização no gênero entrevista : processo de ressignificação da oralidade à escrita por discentes do 9º ano do ensino fundamental. 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10466
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