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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10982
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | Fluência em leitura oral e compreensão em leitura : automaticidade na decodificação para a compreensão leitora |
Autor(es): | Machado, Alessandra Pereira Gomes |
Data do documento: | 13-Jul-2018 |
Orientador: | Freitag, Raquel Meister Ko. |
Resumo: | A fluência em leitura oral é a habilidade de extrair informação da palavra escrita, demonstrando compreensão na leitura em voz alta. Os processos de leitura verificados na fluência em leitura oral atendem à automaticidade na decodificação da palavra escrita. Assumimos que os processos de decodificação com automaticidade são necessários para a compreensão da leitura. Assim, nosso objetivo foi identificar o comportamento dos perfis de leitores, na perspectiva assumida por Morais (1996). Para a avaliação da fluência em leitura oral, construímos um modelo de leitura, considerando o constructo teórico em que a automaticidade na decodificação é tratada como preditora na construção do sentido do texto. Esta abordagem de leitura pressupõe os modelos de dupla rota de leitura em voz alta (COLTHEART et al, 2001; COLTHEART, 2013), de compreensão de leitura (PERFETTI et al, 2013; PERFETTI; STAFURA, 2014) e de monitoramento da compreensão da leitura (OAKHILL et al, 2005; EFKLIDES, 2008). Tomando como base os processos de leitura desse modelo, aferimos as três dimensões da fluência em leitura oral: precisão, velocidade e prosódia. Essas três dimensões, tomadas em conjunto, permitem identificar processos de automaticidade na decodificação que levam à compreensão da leitura. Para verificar a compreensão em leitura, construímos um teste baseado na matriz de referência de Língua Portuguesa e na escala de proficiência da Prova Brasil, utilizando itens dessa avaliação disponibilizados na Plataforma Devolutivas Pedagógicas. O teste de fluência em leitura oral baseou-se no método Curriculum-Based Measurement (DENO, 2003), atendendo aos procedimentos da análise de 1 minuto de leitura em voz alta de dois textos adequados ao nível de escolaridade do leitor. Participaram deste estudo 74 estudantes do 6º ano e 72 do 9º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de Sergipe: Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela (CEMPP) e Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS). No início do ano letivo de 2016, o teste de compreensão de leitura foi aplicado de forma coletiva a todos os estudantes participantes presentes na escola, enquanto a sessão de gravação da leitura em voz alta foi realizada, individualmente, em ambiente controlado. O resultado do teste de fluência em leitura oral permitiu identificar três perfis de leitura que atendem a padrão de comportamento adequados aos processos de automaticidade, compreensão e monitoramento e velocidade de leitura que foram relacionados aos tipos de leitor aprendiz, hábil e fracassado (MORAIS, 1996). Os resultados apontam que os estudantes participantes estão no perfil 2 de leitura e apresentam características de leitor fracassado, uma vez não ter superado as condições da aprendizagem inicial da leitura, nos anos finais do ensino fundamental. O teste de compreensão de leitura aponta que os estudantes do 6º ano do Codap/UFS apresentaram resultados melhor do que os do CEMPP e que os estudantes do 9º ano de ambas as escolas não têm acompanhado o desenvolvimento em compreensão leitora de acordo com os anos de escolaridade. O teste estatístico de significância foi realizado para correlacionar os resultados de desempenho nos dois instrumentos aplicados. O Teste-t de Student apontou que os processos de automaticidade aferidos na fluência em leitura oral são preditores da compreensão em leitura. Assim, nossa hipótese de que a automaticidade no processo de decodificação da leitura é necessária para a compreensão do texto foi confirmada. |
Abstract: | Oral reading fluency is the ability to extract information from the written word, demonstrating understanding in reading aloud. The reading processes verified in oral reading fluency attend to the automaticity in the decoding of the written word. We assume that decoding processes with automaticity are necessary for reading comprehension. Thus, our objective was to identify the behavior of readers' profiles, in the perspective assumed by Morais (1996). For the assessmentof oral reading fluency, we construct a reading model, considering the theoretical construct in which the automaticity in decoding is treated as a predictor in the construction of the text meaning. This reading approach presupposes the dual-rote reading aloud model (COLTHEART et al, 2001; COLTHEART, 2013), reading comprehension model (PERFETTI et al, 2013; PERFETTI; STAFURA, 2014) and monitoring comprehension reading model (OAKHILL et al, 2005; EFKLIDES, 2008). Based on the reading processes of this model, we measured the three dimensions of oral reading fluency: accuracy, speed and prosody. These three dimensions, taken together, allow us to identify processes of automaticity in decoding that lead to a reading comprehension. To verify comprehension in reading, we constructed a test based on the reference matrix of Portuguese Language and on the proficiency scale of Prova Brasil, using items from this assessment made available in the Plataforma Devolutivas Pedagógicas. The oral reading fluency test was based on the Curriculum-Based Measurement method (DENO, 2003), taking into account the procedures of the analysis of 1 minute of reading aloud of two appropriated texts to the reader's level of education. Participants of this study were 74 students of the 6th grade and 72 of the 9th year of elementary education in two public schools in Sergipe: Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela (CEMPP) and Colégio de Aplicação da Universidade Federal deSergipe (Codap / UFS). At the beginning of the 2016 school year, the reading comprehension test was applied collectively for all participating students attending the school, while the reading aloud recording session was performed individually in a controlled ambience. The results of the oral reading fluency test allowed to identify three reading profiles that standards the appropriated behavior patterns to the automaticity, comprehension and monitoring processes and reading speed that were related to the types of learner, skilled and failed reader (MORAIS, 1996). The results indicate that the participating students are in reading profile 2 and presented characteristics of the failed reader, once they did not surpass the conditions of the initial reading learning, in the final years of elementary school. The reading comprehension test indicates that Codap / UFS 6th graders presented better results than CEMPP students and that 9th grade students from both schools did not follow development in reading comprehension according to the years of schooling. The statistical significance test was performed to correlate the performance results in both tests. Student t-test showed that the automaticity processes measured in oral reading fluency are predictors of reading comprehension. Thus, our hypothesis that automaticity in the process of decoding the reading is necessary for the comprehension of the text was confirmed._________________________________________________________________________________________ La fluencia en lectura oral es la habilidad de extraer informaciones de la palabra escrita, demostrando comprensión en la lectura en voz alta. Los procesos de lectura verificados en la fluencia en lectura oral atienden a la automaticidad en la decodificación de la palabra escrita. Asumimos que los procesos de decodificación con automaticidad son necesarios para la comprensión de la lectura. Así, nuestro objetivo fue identificar el comportamiento de los perfiles de lectores, en la perspectiva asumida por Morais (1996). Para la evaluación de la fluencia en lectura oral, construimos en modelo de lectura, considerando el constructo teórico en que la automaticidad en la codificación es tratada como productora en la construcción del sentido del texto. Este abordaje de lectura presupone los modelos de dupla ruta de lectura en voz alta (COLTHEART et al, 2001; COLTHEART, 2013), de comprensión de lectura (PERFETTI et al, 2013; PERFETTI; STAFURA, 2014) e de supervisión de la comprensión de la lectura (OAKHILL et al, 2005; EFKLIDES, 2008). Tomando como base los procesos de lectura de ese modelo, verificamos las tres dimensiones de la fluencia en lectura oral: precisión, velocidad e prosodia. Esas tres dimensiones, tomadas en conjunto, permiten identificar procesos de automaticidad en la decodificación que llevan a la comprensión de la lectura. Para verificar la comprensión en lectura, construimos un teste basado en la matriz de referencia de Lengua Portuguesa y en la escala de ensayo de aptitud de la Prova Brasil, utilizando ítems de esa evaluación disponibles en la Plataforma Devolutivas Pedagógicas. El teste de fluencia en lectura oral se basó en el método Curriculum-Based Measurement (DENO, 2003), atendiendo a los procedimientos del análisis de 1 minuto de lectura en voz alta de dos textos adecuados al nivel de escolaridad del lector. Participaron de este estudio 74 estudiantes del 6º año y 72 del 9º año de la enseñanza fundamental de dos escuelas públicas de Sergipe: Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela (CEMPP) e Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS). En el inicio del año lectivo de 2016, el teste de comprensión de lectura fue aplicado de forma colectiva a todos los estudiantes participantes presente en la escuela, mientras la sección de grabación de la lectura en voz alta fue realizada, individualmente, en ambientes controlados. El resultado del teste de fluencia en lectura oral permitió identificar tres perfiles de lectura que atienden al patrón de comportamiento adecuados al proceso de automaticidad, comprensión y supervisión y velocidad de lectura y presentan características de lector fracasado, una vez no haya superado las condiciones de aprendizaje inicial de la lectura, en los años finales de la enseñanza fundamental. El teste de comprensión de lectura apunta que los estudiantes del 6º año del Codap/UFS presentan resultados mejores que los del CEMPP y que los estudiantes del 9º año de ambas las escuelas no tienen acompañado el desarrollo en comprensión lectora de acuerdo con los años de escolaridad. El teste estadístico de significancia fue realizado para correlacionar los resultados de desempeño en los dos testes. El Teste-t de Student apuntó que los procesos de automaticidad verificados en la fluencia en lectura oral son predictores de la comprensión de la lectura es necesaria para la comprensión del texto fue confirmada. |
Palavras-chave: | Educação Leitura Compreensão na leitura Leitura oral Automaticidade na decodificação Fluência em leitura oral Compreensão leitora Reading Automation in decoding Oral reading fluency Reading comprehension Lectura Automaticidad en la codificación Fluencia en lectura oral Comprensión lectora |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. Fluência em leitura oral e compreensão em leitura : automaticidade na decodificação para a compreensão leitora. 2018. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10982 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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