Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11057
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Grito, logo, existo : as representações da censura na autobiografia Antes que anochezca e em sua adaptação cinematográfica |
Autor(es): | Araujo, Ruan Carlos Teles de |
Data do documento: | 31-Jan-2019 |
Orientador: | Dantas Junior, Hamilcar Silveira |
Resumo: | A trajetória do literato cubano Reinaldo Arenas se assemelha a de diversos dissidentes políticos em distintos contextos históricos. Finda a euforia revolucionária pós-1959, tal literato combateu, através das letras, o regime de Fidel Castro e as consequentes perseguições e censuras até chegar ao exílio nos Estados Unidos. Em sua autobiografia, Antes que anochezca, Arenas destacou a angústia e a solidão expressa no "grito, logo, existo" enquanto síntese do espírito inquieto e livre que fora oprimido, ora pela censura cubana, ora pelas exigências de uma lógica capitalista consumista e individualista. Após ter sido adaptada para o cinema, sua autobiografia foi reforçada e/ou ressignificada na representação da censura e opressão em Cuba. A partir disso, esta dissertação parte da problemática: quais as representações da censura na Cuba pós-revolucionária expressas na obra areniana e em sua adaptação cinematográfica, Before night falls, de Julian Schnabel? Assim, o atual estudo visa analisar a narrativa literária e o filme baseado nela, tendo a censura como objeto e sua representação como categoria analítica. Metodologicamente, assenta-se em dois procedimentos: i) as representações da censura nos elementos da narrativa literária – tempo, espaço, narrador, personagens e enredo; ii) e as representações da censura, na narrativa cinematográfica, em relação ao texto original no que tange a reduções, adições, deslocamentos espaciais e temporais, simplificações, ampliações e transformações. Dessa forma, conclui-se que a censura, expressa na sua autobiografia e referendada e/ou ressignificada em sua adaptação cinematográfica por Julian Schnabel, foi um elemento fundante da vida de Reinaldo Arenas. Destarte, desde a censura a sua orientação sexual, percepções sobre a arte e a vida, passando pela censura e perseguição por parte do governo cubano pós-revolução até a censura reflexo do exílio na condição de expatriado, a trajetória de Arenas, na literatura e no cinema, torna-se uma referência fundamental à compreensão das tensões da contemporaneidade sobre a arte, a política e os corpos dos sujeitos. |
Abstract: | La trayectoria del literato cubano Reinaldo Arenas se asemeja a de diversos disidentes políticos en distintos contextos históricos. Con el fin de la euforia revolucionaria pos 1959, tal literato combatió, a través de las letras, el régimen de Fidel Castro y las consecuentes persecuciones y censuras hasta llegar al exilio en los Estados Unidos. En su autobiografía, Antes que anochezca, Arenas señaló la angustia y la soledad expresa en "grito, luego, existo" como síntesis del espíritu inquieto y libre que fue oprimido, ora por la censura cubana, ora por las exigencias de una lógica capitalista consumista e individualista. Después de haber sido adaptada para el cine, su autobiografía fue reforzada y/o resignificada en la representación de la censura y opresión en Cuba. A partir de ello, esta disertación parte de la problemática: cuales las representaciones de la censura en Cuba pos revolucionaria expuestas en la obra areniana y en su adaptación cinematográfica, Before night falls, de Julian Schnabel? Así, el actual estudio visa analizar la narrativa literaria y la película basada en ella, teniendo la censura como objeto y su representación como categoría analítica. Metodológicamente, se asienta en dos procedimientos: i) las representaciones de la censura en los elementos de la narrativa literaria – tiempo, espacio, narrador, personajes y enredo; ii) y las representaciones de la censura, en la narrativa fílmica, en relación al texto original en lo que se refiere a reducciones, adicciones, traslados espaciales y temporales, simplificaciones, ampliaciones y transformaciones. De esa manera, se concluye que la censura, señalada en su autobiografía y refrendada y/o resignificada en su adaptación cinematográfica por Julian Schnabel, fue un elemento fundante de la vida de Reinaldo Arenas. Pues, desde la censura a su orientación sexual, percepciones sobre el arte y la vida, pasando por la censura y persecución por parte del gobierno cubano posrevolución hasta la censura reflejo del exilio en la condición de expatriado, la trayectoria de Arenas, en la literatura y en el cine, se convierte en una referencia fundamental a la comprensión de las tensiones de la contemporaneidad sobre el arte, la política y los cuerpos de los sujetos. |
Palavras-chave: | Cinema Censura Crítica cinematográfica Adaptação cinematográfica Antes que anochezca (Autobiografia) Antes que anochezca (Filme) Reinaldo Arenas Representações Autobiografia Representaciones Adaptación cinematográfica Autobiografía |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema |
Citação: | ARAUJO, Ruan Carlos Teles de. Grito, logo, existo : as representações da censura na autobiografia Antes que anochezca e em sua adaptação cinematográfica. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11057 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RUAN_CARLOS_TELES_ARAUJO.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.