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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11280
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Política educacional, ensino fundamental e metas de desempenho : diagnóstico da Região Nordeste e propostas de ação |
Autor : | Melo, Gabriel Barreto de |
Fecha de publicación : | 29-sep-2016 |
Director(a): | Queiroz, Napoleão dos Santos |
Resumen: | O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB constitui-se como um dos mais relevantes mecanismos de mensuração do desempenho escolar no Brasil na atualidade, podendo ser gerado em nível nacional, estadual, municipal, redes escolares, e, até mesmo em escolas. O referido indicador também é elaborado considerando as fases escolares dos anos iniciais, anos finais e ensino médio. Com o objetivo de melhorar a performance da educação básica no Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP definiu metas individualizadas para cada nível de medição. Levando em consideração os valores do IDEB referentes aos anos finais do ensino fundamental público, o Nordeste brasileiro apresentou diversos Estados que não alcançaram as metas definidas pelo INEP para 2013. Nesse contexto, o presente estudo busca diagnosticar fatores relacionados aos insuficientes desempenhos, bem como sugerir ações, com a finalidade de aprimorar os indicadores educacionais na referida região brasileira. Por meio de metodologia quantitativa utilizando dados provenientes do INEP, foram verificadas relações entre diversas variáveis. Constatou-se que nos Estados com menores médias em IDEB, a presença de defasagem escolar apresentava-se alta. Notou-se ainda que a utilização de baixas taxas de rendimento não esteve associada a melhores resultados em proficiência mensurada pela Prova Brasil. Com base em tais conclusões, foram sugeridas propostas para que o Poder Público dos Estados da região Nordeste possa pautar-se com o intuito de elevar o desempenho estudantil, especialmente nas Unidades Federativas em situações mais preocupantes. |
Resumen : | The Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB is one of the most relevant indicators of school performance in Brazil at the present time, and can be generated at the national, state, municipal, school networks and even in school level. That indicator is also generated considering the school phases in the early years, later years and high school. In order to improve the performance of basic education in Brazil, the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP set individualized targets for each level of measurement. Considering the IDEB values for the final years of elementary public school, the Brazilian Northeast had several States that have not reached the targets set by INEP in 2013. In this context, this study aims to diagnose factors related to insufficient performance, and suggest actions in order to improve the educational indicators in that Brazilian region. Through quantitative methodology using data from INEP, relationships between different variables were analyzed. It was found that in States with lower average in IDEB, the presence of student delays showed up higher. It was also found that the use of lower student yields is not associated with better outcomes in proficiency measured by Prova Brasil. Based on these results, proposals have been suggested to the Government of the Northeast States to be guided in order to raise student achievements, especially in the Federal States in more troublesome situations. |
Palabras clave : | Administração pública Indicadores educacionais Diagnóstico Propostas de ações Região Nordeste (Brasil) Education indicators Northeast Diagnosis Proposed actions |
Área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma : | por |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Administração Pública |
Citación : | MELO, Gabriel Barreto de. Política educacional, ensino fundamental e metas de desempenho : diagnóstico da Região Nordeste e propostas de ação. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11280 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Administração Pública |
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