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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11452
Tipo de Documento: | Artigo |
Título : | O conceito de avaliação da aprendizagem no Programa Novo Mais Educação |
Otros títulos : | The conception of learning evaluation by the Programa Novo Mais Educação El concepto de evaluación del aprendizaje en el Programa Novo Mais Educação |
Autor : | Schmitz, Heike Souza, Beatriz Noia Conceição, José Luis Monteiro da |
Fecha de publicación : | jun-2019 |
Resumen: | Nesta análise focalizamos no conceito de avaliação da aprendizagem no Programa Novo Mais Educação (PNME). Para estabelecer os critérios de análise, recorreu-se ao Quadro de referência de qualidade para escolas em tempo integral, sistematizado pelos pesquisadores alemães Holtappels, Kamski e Schnetzer (2009). Propõe-se responder quais desses critérios de qualidade da escola em tempo integral são também implícitos no conceito de avaliação aplicada no PNME. Para isso foram analisados os documentos oficiais do programa, como também, para fins de comparação, os documentos oficiais da implementação do antigo Programa Mais Educação (PME). Como principal resultado da análise, constata-se que na fase da implementação do PME não foi explicitado a avaliação da aprendizagem dos alunos. No PNME há uma preocupação com a avaliação, mas predomina a avaliação de competências cognitivas, principalmente em Português e Matemática, deixando outras competências e habilidades, como a cooperação e autocompetências, em segundo plano. |
Resumen : | In this policy analysis we focus on the conception of learning evaluation of the Programa Novo Mais Educação(PNME). In order to define criteria for our analysis, we make use of the quality parameters for all-day schools, as systematized by the German researchers Holtappels, Kamski e Schnetzer (2009). Our goal is to answer which quality criteria of all-day schools are considered in the concept of evaluation of the PNME. Therefore, we analyze official documents of the current program’s policy as well as, for comparative purposes, documents containing regulations and orientations from the previous Program More Education (PME). As a main result of PMEs principal documents’ analysis, we ascertain that there is no mentioning of learning evaluation regarding the implementation phase. In documents concerning the implementation phase of the PNME the evaluation of cognitive competencies is predominantly mentioned, primarily concerning Portuguese and Mathematics, leaving other competencies and abilities, such as cooperation and self-competences of secondary importance. |
Palabras clave : | Educação Avaliação Aprendizagem Escola em tempo integral Programa (Novo) Mais Educação Learning Evaluation All-day school Program (New) More Education Evaluación del aprendizaje Escuela de tiempo completo |
ISSN : | 2178-2679 |
Es parte de: | Revista Práxis Educacional |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
Citación : | SCHMITZ, H.; SOUZA, B. N. ; CONCEIÇÃO, J. L. M. de. O conceito de avaliação da aprendizagem no Programa Novo Mais Educação. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 32, p. 225-250, abr./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5053. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5053. Acesso em: 11 jun. 2019. |
License: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11452 |
Aparece en las colecciones: | DED - Artigos de periódicos |
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