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Tipo de Documento: Dissertação
Título: O curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (2008-2017): criação, implantação e funcionamento
Autor(es): Souza, Salim Silva
Data do documento: 3-Jul-2019
Orientador: Souza, Josefa Eliana
Resumo: . Este estudo tem como objetivo geral analisar a trajetória histórica do Curso de Biblioteconomia e Documentação criado na Universidade Federal de Sergipe, examinando seu processo de criação, implantação e funcionamento no cenário do ensino superior sergipano. Definiu-se como marco temporal inicial 2008, ano que foi apresentado o projeto para a criação do curso e final 2017, ano que se inicia o primeiro curso de mestrado profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento. Esse estudo justifica-se pelo seu caráter pioneiro no que tange a área da história da Biblioteconomia no Estado, e por sua contribuição no estudo da história da educação superior sergipana. Buscou-se explorar o potencial da pesquisa qualitativa, apresentando a metodologia da História Oral como forma de contribuir na construção do pensamento sobre o objeto de estudo, por meio das vivências dos egressos, professores e ex- professores do curso, bem como seus fundadores, extraídas através de entrevistas. Foram reunidos diversos documentos, como atas do Conselho Departamental do curso de Biblioteconomia e Documentação, do Núcleo Docente Estruturante do DCI e do Conselho do Colegiado do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, além do Projeto Pedagógico do Curso, Portarias e Ofícios relevantes ao tema proposto encontrados por meio de visitas ao Arquivo Central da UFS, a Secretaria do Departamento de Ciências da Informação, a Biblioteca Central da UFS e a Divisão de Métodos e Técnicas de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFS (DIMET). Para nortear esse estudo buscou-se respaldo na História Cultural, que trabalha os conceitos de Memória e Documento (LE GOFF, 2001; 2003), Representação coletiva (CHARTIER, 1988), Campo Intelectual (BOURDIEU, 1996) e Intelectual engajado (SIRINELLI, 1996). Essa pesquisa também se norteia pela abordagem da Micro-história (LEVI, 1992). Essa pesquisa contribuirá com os estudos sobre História do Ensino Superior em território sergipano, sobretudo a Universidade Federal de Sergipe.
Abstract: This study has as general objective to analyze the historical trajectory of the Library and Documentation Course created at the Federal University of Sergipe, examining its process of creation, implementation and operation in the scenario of higher education in Sergipe. It was defined as initial time frame 2008, year that was presented the project for the creation of the course and final 2017, year that begins the first professional master's degree in Information and Knowledge Management. This study is justified by its pioneering character in the area of the history of Librarianship in the State, and by its contribution in the study of the history of Sergipe higher education. The aim was to explore the potential of qualitative research, presenting the Oral History methodology as a way to contribute to the construction of the thinking about the object of study, through the experiences of the graduates, teachers and former teachers of the course, as well as their founders, extracted through interviews. Various documents were gathered, such as minutes of the Departmental Council of the Library and Documentation course, the DCI Structuring Teaching Nucleus and the Collegiate Council of the Center for Applied Social Sciences, as well as the Pedagogical Project of the Course, Portarias and Offices relevant to the proposed theme by means of visits to the UFS Central Archive, the Secretariat of the Information Sciences Department, the UFS Central Library and the Teaching Methods and Techniques Division of the UFS Graduate Degrees Office (DIMET). In order to guide this study, we sought support in Cultural History, which works on the concepts of Memory and Document (LE GOFF, 2001, 2003), Collective Representation (CHARTIER, 1988), Intellectual Field (BOURDIEU, 1996) and Intellectual Engaged (SIRINELLI, 1996). This research is also guided by the Microhistory approach (LEVI, 1992). This research will contribute to the studies on History of Higher Education in Sergipe, especially the Federal University of Sergipe.
Palavras-chave: Educação
História da educação
Memória
Ensino superior
Biblioteconomia
Ensino de biblioteconomia
História
Cultura
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Curso de Biblioteconomia e Documentação
História Cultural
Librarianship and Documentation course
Cultural history
Memory
Federal University of Sergipe
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Salim Silva. O curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (2008-2017): criação, implantação e funcionamento. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11820
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