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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11953
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Da (des)obrigatoriedade do ensino de línguas no Brasil: o caso do inglês (1961-1971) |
Autor(es): | Santos, Luana Inês Alves |
Data do documento: | 20-Fev-2019 |
Orientador: | Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de |
Coorientador: | Santos, Elaine Maria |
Resumo: | Esta dissertação investigou e analisou a legislação sobre o ensino de língua inglesa e a sua configuração como disciplina não obrigatória no currículo escolar brasileiro, apresentando e esclarecendo os possíveis fatores de omissão da recomendação do ensino das línguas estrangeiras com a instituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, situação que se manteve durante a Lei n.º 5.692, de 1971, que vigorou até 1996. Para atingir tal objetivo, considerando a natureza qualitativa e o caráter documental e histórico desta pesquisa, realizou-se um levantamento da referida legislação, no intuito de identificar e compreender os ideais e princípios que deram sustentação à lei, em suas variadas formas (decretos, pareceres, relatórios, etc.), bem como de investigar o contexto histórico de sua elaboração. Para tanto, foi utilizado referencial teórico vinculado à história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990) e ao currículo escolar (GOODSON, 1995). Como fontes, foram utilizadas a legislação e a historiografia educacional referente ao período. Compreendeu-se através da investigação que a não inserção da recomendação do ensino das línguas estrangeiras nos textos oficiais das LDBs de 1961 e 1971 ocorreu devido à tentativa de descentralização da instrução no país, ficando então recomendado o seu ensino por intermédio de legislação complementar, e sua escolha a cargo dos conselhos estaduais de educação. |
Abstract: | This dissertation investigated and analyzed the legislation on English language teaching and its establishment as a not required subject in the Brazilian school curriculum, presenting and clarifying the possible factors for the omission of the foreign languages teaching recommendation with the institution of LDB published in 1961, remaining effective during Law nº 5.692, from 1971 and in force until 1996. Hence, data collection from the referred legislation was carried out considering the qualitative nature and the historical and documentary character of this research, in order to identify and comprehend the law’s sustaining ideals and principles in its various forms (decrees, opinions, reports, etc.), as well as to investigate the historical context of its elaboration. Thus, the history of the school subjects (Chervel, 1990) and the school curriculum (Goodson, 1995) are used as theoretical references. Legislation and educational historiography of the period are used as sources. It was understood throughout the investigation that the non-recommendation of foreign language teaching in the official texts of LDBs from 1961 and 1971 was defined as an attempt to decentralize the teaching in the country, and therefore its recommendation happened exclusively by complementary legislation. The decision-making process was then a matter of the state councils of education. |
Palavras-chave: | História da educação Língua inglesa Ensino de língua inglesa Currículos Educação e Estado Ensino de línguas Curriculum Language teaching History of education English language |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Luana Inês Alves. Da (des)obrigatoriedade do ensino de línguas no Brasil: o caso do inglês (1961-1971). 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11953 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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