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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Política de interiorização do ensino superior: o caso da Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Oliveira Junior, Vanyldo Bernardino de
Data do documento: 18-Out-2016
Orientador: Luft, Maria Conceição Melo Silva
Resumo: O ensino superior brasileiro vem passando por um intenso processo de expansão. Políticas públicas destinadas ao crescimento do número de matrículas e universidades estão sendo implementadas desde o ano 2004, período em que o Programa Expandir foi iniciado pelo governo federal. Visando a democratização da universidade pública e para que este processo ocorra da forma mais eficiente possível, o governo federal buscou, prioritariamente, interiorizar as instituições de ensino superior. A Universidade Federal de Sergipe, por sua vez, começou sua expansão no ano de 2006 por meio da implantação de uma unidade no agreste do Estado. Atualmente, a universidade conta com quatro campi interiorizados e treze polos de educação à distância em diferentes localidades. A criação de unidades descentralizadas implica no surgimento de novas demandas e desafios para a instituição, assim sendo, o monitoramento deste processo em suas diferentes dimensões permite que a gestão possa identificar os pontos que necessitam de melhorias e reaplicar as boas práticas. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso que objetivou analisar as condições em que o processo de interiorização da Universidade Federal de Sergipe vem sendo implementado. Quanto a sua natureza, a pesquisa classifica-se como qualitativa e descritiva, já a coleta dos dados deu-se por meio de pesquisa documental e de entrevistas com os principais gestores envolvidos na administração e na implantação dos campi interiorizados. Durante a realização do diagnóstico organizacional constatou-se que existem disfunções administrativas que prejudicam o desempenho das gestões dos campi analisados, como também, alguns indicadores acadêmicos apresentaram resultados insatisfatórios. Verificou-se ainda a necessidade de ajustes na estrutura física de algumas unidades, fato percebido como um obstáculo à evolução acadêmica da universidade no interior do Estado. Apresenta-se, por fim, um plano de ação que objetiva minimizar estes reflexos negativos enfrentados pelos gestores que atuam nas unidades descentralizadas da universidade.
Abstract: The Brazilian higher education has been passing trough an intense expansion process. Public policies intended to the growth of enrollment number and universities are being implemented since 2004, period when the federal government started the Expandir program. Looking to democratize the public university on the most efficient way, the federal government tried, as a priority, decentralize the higher education institutions. The Federal University of Sergipe, on the other hand, started its expansion on 2006, with the creation of an unity at the east of the state. Nowadays, the university has four campuses decentralized and thirteen sites of distance learning in different locations. The creation of decentralized campuses implies on new demands and challenges for the institution, therefore, the monitoring of this process on its different dimensions allow the management to be able to identify the elements witch needs improvements and the reapply of the better practices. Methodologically, the research was realized by a case study with the objective of analyze the conditions involved on the decentralization process of the Federal University of Sergipe. About its nature, the research classifies as descriptive, the data collect was made by documental research and interviews with the majors executives involved on the management and creation of the decentralized campuses. During the realization of the organizational diagnosis it was found some administrative dysfunctions capable to prejudice the management development on the analyzed campuses, it was also verified some bad performances on academic indicators. Moreover it was identified the need of adjusts on some physical structures, what it is an obstacle to the academic evolution of the university on the countryside from the state. Lastly, it is presented an action plan with the objective to mitigate these negative reflexes faced by the executives who work on the decentralized campuses from the university.
Palavras-chave: Políticas públicas
Ensino superior
Interiorização das universidades federais
College education
Internalization of federal universities
Public policy
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Administração Pública
Citação: OLIVEIRA JUNIOR, Vanyldo Bernardino de. Política de interiorização do ensino superior: o caso da Universidade Federal de Sergipe 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12336
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