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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Da palavra aos textos : o lúdico e as possibilidades práticas de linguagens na escola
Autor(es): Dias, Lilian Santos Morgado
Data do documento: 30-Ago-2019
Orientador: Damaceno, Taysa Mércia Santos Souza
Resumo: Este trabalho final para o mestrado Profissional em Letras objetiva apresentar proposta de intervençáo didática capaz de motivar o docente em suas produções escritas, destinadas às séries do Ensino Fundamental. O embrião desta proposta foi gerado diante do diagnóstico de que havia uma lacuna entre o entusiasmo pela oralidade em seu caminho até a produçâo escrita. Além disso, a pesquisa busca colaborar por meio da progressão dessas habilidades, concentrando suas atenções nos letramentos social, visual, tecnológico, dentre outros. Este trabalho opta, portanto, por investigar o desempenho linguístico de alunos do 90 ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual da cidade de Barra dos Coqueiros/SE, nas práticas de oralidade e produção escrita, através de suporte sociocognitivo, a fim de explorar a reverberaçâo que esse olhar social pode trazer para a relação ensino/aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa, levando em conta a interatividade, criatividade e a relevância social da prática. A pesquisa-ação apresenta relatório acerca da utilização do Produto/Jogo Didático de produção de textos orais, escritos e visuais, como requisito para a conclusão do curso, podendo ser aplicado e replicado em outras séries e em outras localidades. Para tanto, o trabalho foi alicerçado nos estudos, principalmente, de Freire (1980), sobre palavras motivadoras na produçâo escrita; Marchuschi (2001), acerca de oralidade; Passarelli (2004;2012), sobre a didatização da escrita; também nos escritos de Rojo (2012), que tratam do Multiletramento na Escola; Huizinga (1996) e Roiphe (2017), para o lúdico na escola.
Abstract: Este trabajo final para el Máster Profesional en Letras tiene como objetivo presentar una propuesta de intervención didáctica capaz de motivarlos en sus producciones escritas, dirigidas a la serie de la Escuela Primaria. El embrión de esta propuesta fue generado por el diagnóstico de que había una brecha entre el entusiasmo por la oralidad en su camino hacia la producción escrita. Además, la investigación busca colaborar a través de la progresión de estas habilidades, enfocándose en alfabetización social, visual, tecnológica, entre otras. Por lo tanto, este documento elige investigar el desempefro lingüístico de estudiantes de noveno grado de una escuela pública en la ciudad de Barra dos Coqueiros / SE, en prácticas de producción oral y escrita, a través del apoyo social y cognitivo. Para explorar la reverberación que esta mirada social puede ofrecer a la relación de ensefranza / aprendizaje de la disciplina de la lengua portuguesa, teniendo en cuenta la interactividad, la creatividad y la relevancia social de la práctica. La investigación de acción presenta un informe sobre el uso del Producto / Juego didáctico para la producción de textos orales, escritos y visuales, como un requisito para la conclusión del curso, que puede aplicarse y replicarse en otras series y ên otros sítios. Por lo tanto, el trabajo se basó en los estudios de Freire (1980) sobre palabras motivadoras en la producción escrita, Marchuschi (2001), sobre la oralidad; Passarelli (2004;2012), sobre la didatización de la escritura; Tambien en los escritos de Rojo (2012), que tratan sobre Multiletramentos en la escuela, Huizinga (199) y Roiphe (2017) para el lúdico en la escuela.
Palavras-chave: Palavras
Expressões
Textos
Jogos
Textos orais
Textos escritos
Palabras
Textos orales
Juegos
Ensino da língua portuguesa
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: DIAS, Lilian Santos Morgado. Da palavra aos textos : o lúdico e as possibilidades práticas de linguagens na escola. 2019. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12516
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