Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12697
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Brazilian Secondary Education Reform Law (law no 13.415/2017) and the national common curricular base: analyzing technology concepts
Autor(es): Santos, Allessandra Elisabeth dos
Data do documento: Ago-2019
Resumo: A tecnologia integra a sociedade em muitos aspectos da vida cotidiana, colaboradorando significativamente para o desenvolvimento do ser humano e influenciando as relações humanas. Atualmente, aceita-se o fato de que as tecnologias da informação e comunicação digitais impactaram a maneira como as pessoas, especialmente os jovens, interagem e se comunicam. Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de tecnologia nos documentos da Reforma do Ensino Médio: Lei no. 13.415 / 2017 e na Base Nacional Curricular Comum. Trata-se de uma análise documental que possibilitou compreender que, historicamente, a tecnologia vem influenciando a sociedade, a interação e a comunicação, principalmente com os jovens. A análise foi baseada em Lemos (2015), Santaella (2013) e Kenski (2017) entre outros. Além disso, observa-se que a forma como a tecnologia está sendo abordada em trechos dos documentos da reforma do ensino médio brasileiro ainda é afetada pela visão crítica sobre a tecnologia que Platão e Aristóteles haviam percebido no século XX.
Abstract: Technology has been part of society in many aspects of daily life as a large significant contributor to human being development and a major influencer to human relationships. Nowadays, it has been generally agreed that digital information and communication technologies have impacted the ways people, specially youngsters, interact and communicate. This paper aims at analyzing the concepts of technology in the Brazilian Secondary Education Reform Law (law no 13.415/2017) and the National Common Curricular Base. It refers to a documentary analysis that made it possible to understand that, historically, technology has been influencing society as well as interaction and communication, especially with the youth. The analysis was based on Lemos (2015), Santaella (2013) and Kenski (2017) among others. In addition, it is observed that the way technology is being addressed in passages of the Brazilian Secondary Education reform documents is still affected by the critical view on technology Platão and Aristóteles had perceived in the twentieth century.
Palavras-chave: Education
Technology
Secondary education
Educação
Tecnologia
Ensino médio
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SANTOS, A. E. Brazilian Secondary Education Reform Law (law no 13.415/2017) and the national common curricular base: analyzing technology concepts. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 305-316.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12697
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrazilianSecondaryEducationReform.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.