Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12745| Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos | 
| Título: | Uma análise crítico-discursiva das postagens no facebook de usuári@s surd@s e a construção de sua identidade: empoderamento ou vitimização? | 
| Autor(es): | Alves, Juliana Barbosa Souza, Iris Santos de | 
| Data do documento: | Ago-2019 | 
| Resumo: | Levando-se em consideração que a Linguística Aplicada e seu foco sobre a linguagem como fenômeno social (MENEZES; GOMES, 2009) dialoga com outras áreas do saber, por ser Indisciplinar (MOITA LOPES, 2009), como a Análise Crítica do Discurso, a qual investiga e expõe a visão que se tem da aprendizagem cidadã desse grupo vulnerável (PEDROSA, 2018), devido ao seu engajamento político, visando a igualdade social (MELO, 2018). Iremos dialogar com os Estudos Surdos (QUADROS, 1997), no que tange à construção de sua identidade enquanto sujeito (PERLIN, 1998), em meio às mudanças socioculturais. Isto posto, nosso objetivo é analisar os discursos da comunidade surda contidos nos comentários do Facebook sobre o tema da redação do ENEM 2017, verificando como estes discursos constituem suas identidades. Os resultados das análises desses textos/discursos, trouxe a luz reflexões discursivas e sociais sobre as identidades cidadãs, resultantes da aprendizagem cidadã dos atores sociais da comunidade surda. | 
| Palavras-chave: | Linguística aplicada Análise crítica do discurso Comunidade surda Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | 
| ISSN: | 2236-2061 | 
| Parte de : | Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019 | 
| Idioma: | por | 
| Sigla da Instituição: | LINC/UFS | 
| Citação: | ALVES, J. B.; SOUZA, I. S. Uma análise crítico-discursiva das postagens no facebook de usuári@s surd@s e a construção de sua identidade: empoderamento ou vitimização? In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 14-28. | 
| Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | 
| URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12745 | 
| Aparece nas coleções: | V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnaliseCriticoDiscursivaFacebook.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
