Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13307
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Leitura, escrita e arte: práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Eliezer Porto |
Autor(es): | Ody, Amanda dos Santos Lima, Ana Lúcia do Nascimento Jesus, Carolaine Santos de Reis, Jeziane Rosa dos Andrade, Joélica Azevedo de Fonseca, Lesley Santos Silva, Maria Rita da Oliveira, Roselusia Teresa de Morais Lima, Tatiane Oliveira Tavares, Waldelucia de Jesus Santos |
Data do documento: | Fev-2020 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta propostas elaboradas e experiências vivenciadas por integrantes do núcleo de Pedagogia, do Programa Residência Pedagógica, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolvido em parceria entre o Campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a Escola Estadual Eliezer Porto, o trabalho desenvolveu práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental, mais especificamente para o atendimento das crianças nas escolas situadas no município de Itabaiana, do estado de Sergipe. As práticas de ensino realizadas em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental ampliaram o conhecimento das alunas do curso de Pedagogia (UFS) sobre o exercício da docência por meio de estudos sistemáticos, do planejamento contínuo e da execução de ações didático-pedagógicas orientadas às crianças nos primeiros anos de escolarização. Partiu-se do pressuposto de trazer para sala de aula metodologias alternativas, as quais pudessem articular ler, escrever e produzir arte. Além disso, as singularidades encontradas na escola possibilitaram a construção de propostas didáticopedagógicas orientadas às crianças nos primeiros anos de escolarização que produziram processos formativos e uma articulação entre a Universidade e a Educação Básica. Os resultados obtidos foram satisfatórios, ao passo que pode-se notar o desenvolvimento tanto das residentes em formação, quanto das crianças envolvidas, instigadas, por sua vez, a desvendar o mundo a partir da leitura e da arte. Ressalta-se o benefício para ambas as partes, em uma troca mútua de ensinar e aprender, e desse modo, transformando a sala de aula em um espaço de intercâmbio de saberes. |
Palavras-chave: | Arte Escrita Leitura Práticas pedagógicas Programa Residência Pedagógica (RP) |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Parte de : | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13307 |
Aparece nas coleções: | RP Pedagogia (Itabaiana) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RP_Pedagogia_Prof_Roselusia_ITA_1.pdf | 442,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.