Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13307
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Leitura, escrita e arte: práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Eliezer Porto
Autor(es): Ody, Amanda dos Santos
Lima, Ana Lúcia do Nascimento
Jesus, Carolaine Santos de
Reis, Jeziane Rosa dos
Andrade, Joélica Azevedo de
Fonseca, Lesley Santos
Silva, Maria Rita da
Oliveira, Roselusia Teresa de Morais
Lima, Tatiane Oliveira
Tavares, Waldelucia de Jesus Santos
Data do documento: Fev-2020
Resumo: O presente trabalho apresenta propostas elaboradas e experiências vivenciadas por integrantes do núcleo de Pedagogia, do Programa Residência Pedagógica, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolvido em parceria entre o Campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a Escola Estadual Eliezer Porto, o trabalho desenvolveu práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental, mais especificamente para o atendimento das crianças nas escolas situadas no município de Itabaiana, do estado de Sergipe. As práticas de ensino realizadas em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental ampliaram o conhecimento das alunas do curso de Pedagogia (UFS) sobre o exercício da docência por meio de estudos sistemáticos, do planejamento contínuo e da execução de ações didático-pedagógicas orientadas às crianças nos primeiros anos de escolarização. Partiu-se do pressuposto de trazer para sala de aula metodologias alternativas, as quais pudessem articular ler, escrever e produzir arte. Além disso, as singularidades encontradas na escola possibilitaram a construção de propostas didáticopedagógicas orientadas às crianças nos primeiros anos de escolarização que produziram processos formativos e uma articulação entre a Universidade e a Educação Básica. Os resultados obtidos foram satisfatórios, ao passo que pode-se notar o desenvolvimento tanto das residentes em formação, quanto das crianças envolvidas, instigadas, por sua vez, a desvendar o mundo a partir da leitura e da arte. Ressalta-se o benefício para ambas as partes, em uma troca mútua de ensinar e aprender, e desse modo, transformando a sala de aula em um espaço de intercâmbio de saberes.
Palavras-chave: Arte
Escrita
Leitura
Práticas pedagógicas
Programa Residência Pedagógica (RP)
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Parte de : Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma: por
Sigla da Instituição: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13307
Aparece nas coleções:RP Pedagogia (Itabaiana)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RP_Pedagogia_Prof_Roselusia_ITA_1.pdf442,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.